Órgão irá participar de mutirão para vítimas das enchentes.
O Instituto de Identificação irá participar do mutirão coordenado pelo Tribunal de Justiça com o objetivo de fornecer nova documentação para as vítimas das enchentes em Alagoas. A previsão do órgão é que sejam emitidas de oito a dez mil carteiras de identidade (segunda via), atendendo a todos os desalojados e desabrigados que perderam seus documentos.
O mutirão será levado a 16 municípios atingidos pelas enchentes, começando os trabalhos a partir da próxima segunda-feira (19), com encerramento previsto para o dia 12 de agosto. Todos os documentos (identidade, CPF, carteira profissional, certidão de nascimento e de casamento) serão emitidos gratuitamente para quem não pode pagar pela emissão do documento.
Segundo o diretor do Instituto de Identificação, Kelman Vieira, várias equipes do órgão estarão participando do mutirão a partir da segunda-feira, quando os trabalhos serão iniciados pelo município de São José da Laje. Ele explicou que o material coletado para a emissão da segunda via da identidade será trazido a Maceió para digitalização do documento.
“Após ficar pronto, iremos fazer a entrega do documento por meio dos cartórios eleitorais de cada município”, disse, acrescentando que as equipes do órgão ficarão o tempo que for necessário prestando atendimento à população atingida pelas chuvas.
O calendário do mutirão ficou assim definido: São José da Laje (dia 19 de julho), União dos Palmares (20), Santana do Mundaú (21), Branquinha (22 e 23), Murici (26), Rio Largo (27 e 28), Quebrangulo (29 e 30), Paulo Jacinto (2 de agosto), Viçosa (3), Cajueiro (4), Capela (5), Atalaia (6), Satuba (9), Campestre (10), Jundiá (11) e Jacuípe (12).