O processo de contratação está sendo simplificado.
As obras de construção das casas destruídas pelas enchentes em Alagoas devem ser iniciadas até o final de agosto, de acordo com a Caixa Econômica Federal, responsável pelas contratações do programa Minha Casa, Minha Vida. A informação foi divulgada pelo próprio vice-presidente da Caixa, Jorge Hereda, que está no Estado e reuniu-se com representantes do governo estadual e prefeitos alagoanos, na manhã desta sexta-feira (16).
Segundo Hereda, o processo de contratação para as obras está sendo simplificado, buscando agilizar as construções. “Coube à Caixa contratar pelo programa Minha Casa, Minha Vida e o governo federal determinou que as construções sejam iniciadas o mais rápido possível. As obras devem ser iniciadas até o final de agosto”, afirmou Hereda.
Mesmo assim, explicou o vice-presidente da Caixa, as exigências do programa devem ser respeitadas e cumpridas. “A construção deve ser rápida, mas deve ser feita com qualidade. Isso inclui os serviços de infraestrutura, como pavimentação e saneamento, padrões do programa. Estamos trabalhando junto com o governo estadual para definir um cronograma de obras”, disse Jorge Hereda.
De acordo com Marisa Perez, superintendente de Política Habitacional da Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra), esse cronograma deve ser concluído na próxima semana, junto com representantes dos municípios. “Cada município tem as suas especificidades. Por isso, desde o primeiro momento, o governo estadual tem trabalhado junto com representantes das prefeituras, buscando adequar os projetos às demandas específicas”, explicou Marisa Perez.
Desde o dia 20 de junho, engenheiros, arquitetos e topógrafos da Seinfra trabalham nos municípios atingidos pelas enchentes, identificando áreas seguras para a reconstrução das casas destruídas. Dos 19 municípios em estado de emergência ou calamidade pública, 13 já estão com as áreas identificadas.
Os órgãos vinculados à secretaria – Departamento de Estradas e Rodagem (DER), Serviços de Engenharia de Alagoas (Serveal) e Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) – também trabalham na reconstrução de acessos rodoviários, prédios públicos destruídos e sistemas de abastecimento de água rompidos.
Na quinta-feira (15) à noite, Jorge Hereda reuniu-se com a coordenação do Programa de Reconstrução para anunciar as determinações do Gabinete institucional da Presidência da República, garantindo celeridade ao processo de construção das casas, que deve começar nos próximos 15 dias nos municípios atingidos pelas enchentes.