Categorias: Maceió

Cantor do Jamil planta árvore em Maceió

A ação é uma iniciativa da Sempma.

O cantor Tuca Fernandes, líder da banda de axé Jammil e Uma Noites, tem um vínculo a mais com seus fãs de Maceió. É que em sua passagem pela cidade, na última sexta-feira (16), ele aproveitou a oportunidade para plantar uma árvore na Floresta da Fama, localizada no Parque Municipal de Maceió, em Bebedouro. A ação é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Proteção ao Meio Ambiente (Sempma).

O artista falou com surpresa e emoção sobre o convite para o plantio. “Geralmente a gente recebe convite para entrevistas e outros eventos, nunca para plantar uma árvore. Achei super inusitado e oportuno. Eu iria até o Japão para plantar uma árvore, e tendo esta oportunidade aqui no meu País, em Alagoas, uma terra que recentemente foi acometida por tragédias, a sensação é muito boa. É só uma árvore, mas se todo artista fizer isso, o mundo vai se transformando”, destacou o cantor.

Esta foi a primeira vez que Tuca plantou uma árvore e a espécie escolhida foi um Jequitibá, também o primeiro de Maceió. “É uma árvore em extinção. Não há registros de qualquer espécie aqui em Maceió”, explica José Simplício, engenheiro agrônomo e responsável pelo Parque Municipal.

Após o plantio, o cantor brincou: “Dizem que na vida temos que escrever um livro, plantar uma árvore e ter um filho. Não sou escritor, mas sou compositor, e as músicas contam histórias. Plantei a árvore, agora só falta o filho.”

FLORESTA DA FAMA

É uma área localizada no Parque Municipal de Maceió destinada à realização de plantio de mudas feito por personalidades artísticas, esportivas e políticas que têm o interesse de contribuir com uma Maceió mais verde, mais bonita e ambientalmente saudável.

A Floresta da Fama é mais uma estratégia do programa Maceió Mais Verde, que visa ao plantio de um milhão de árvores na cidade – aproximadamente uma por habitante – até 2012. O programa já alcançou o número de 300 mil árvores plantadas, conforme arborímetro fincado na principal avenida de Maceió, a Fernandes Lima.

Além disso, a criação da Floresta também visa a divulgação do Parque Municipal, que possui 82,4 hectares e dispõem de área específica para atividades educacionais, esportivas e de lazer; local para trilhas ecológicas; um lago com aproximadamente quatro mil metros quadrados, várias nascentes com áreas cristalinas, e muitas espécies da Mata Atlântica. O local é aberto de terça a domingo, inclusive feriados, das 7h às 17h.