Categorias: Interior

CBTU recupera trecho da linha férrea e reabre estação de Utinga

Transporte de passageiros foi retomado nesta quarta-feira, dia 21, até a estação de Utinga. Previsão é que trens cheguem a Gustavo Paiva em 180 dias.

Alagoas24horas/Arquivo

Tres urbanos voltam a circular até a estação de Utinga

A Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) em Alagoas confirmou nesta quarta-feira, dia 21, a retomada – de forma precária – do transporte de passageiros até a estação de Utinga. O trecho estava interditado desde a enxurrada que devastou diversas cidades do interior de Alagoas, localizadas no entorno do Vale do Mundaú.

De acordo com o gerente operacional da CBTU, Mauro Nunes, as viagens serão retomadas em número reduzido (as 16 viagens previstas foram reduzidas para oito, sendo quatro de ida e quatro de volta), com partida de Maceió, passando por Satuba e seguindo até Utinga. A expectativa, agora, é que o percurso seja ampliado até Gustavo Paiva no prazo de 180 dias.

Nunes informou, ainda, que não há prazo definido para a recuperação total da malha ferroviária – que se encerra na localidade de Lourenço de Albuquerque-, uma vez que seriam exigidas obras de infraestrutura dos governos federal, estadual e municipal. O técnico destacou, ainda, o grande prejuízo causado pelas enchentes à CBTU. Segundo o técnico, mais de 30 dias após a enxurrada uma locomotiva e quatro carros de passageiros permanecem ilhados na cidade de Rio Largo.

Mauro Nunes destacou também o prejuízo social, uma vez que a passagem dos trens urbanos de Maceió custa R$ 0,50, um terço do valor da tarifa do transporte coletivo urbano. Segundo dados da CBTU, os trens atendiam cerca de 10 mil passageiros e cerca de 40% da população foi afetada com a suspensão das viagens.