Categorias: Justiça

Empresário é condenado por evasão de divisas

Bruno foi denunciado em março de 2004 pelo Ministério Público Federal.

João Henrique do Vale – Estado de Minas

A Justiça Federal em Belo Horizonte condenou o empresário, Bruno Correa Lopes, a quatro anos de prisão pelo crime de evasão de divisas, mas cumprirá pena alternativa. Bruno foi denunciado em março de 2004 pelo Ministério Público Federal (MPF), por ter utilizado a empresa Infotrading do Brasil Ltda para efetuar operações de câmbio irregulares, com o objetivo de enviar ilegalmente para o exterior valores seus e de terceiros. O Juiz decretou ainda, a retomada de valores no total de R$ 4.773.678,90, que haviam sido sequestrados a pedido do MPF.

A Infotrading, uma empresa cujo capital social era de apenas vinte mil reais, foi utilizada para remeter ao exterior mais de US$ 7,8 milhões por meio de operações de câmbio fundadas em importações fictícias. Durante o trâmite da ação penal, foi apurado que os valores foram movimentados via subconta Midler, no banco JP Morgan Chase de Nova Iorque.

Mesmo com a condenação, o juiz substituiu a pena privativa de liberdade por duas restritivas de direito: pagamento de prestação pecuniária no valor de 50 salários mínimos a ser doada a uma entidade assistencial e prestação de serviços à comunidade ou a entidades públicas pelo prazo de quatro anos.