Resultado imediato: os mineiros por enquanto "dormem" no G-4
Sem repetir o bom desempenho do início da competição, o América-MG conseguiu reagir na Série B do Brasileiro, ao derrotar o Icasa, por 2 a 0 na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas. Com o triunfo, o time mineiro retornou ao G-4 (grupo de acesso à Série A), pelo menos por enquanto.
Depois de um primeiro tempo sem gols, o América abriu o placar no início da etapa final, com um gol relâmpago do meia Helton Luiz. O time mineiro ampliou aos 10min com o atacante Thiago Silvy.
Com a reabilitação, o América chegou a 18 pontos e assumiu o terceiro lugar, mas depende do complemento da rodada neste sábado para se manter no grupo de acesso à Série A. Com a derrota, o Icasa permaneceu com 13 pontos em 12º lugar, mas pode cair na tabela na sequência.
O América começou bem a competição e chegou á vice-liderança. Na retomada da Série B, que foi paralisada para a disputa da Copa da África do Sul, a equipe comandada por Mauro Fernandes caiu de rendimento e deixou o G-4 depois de empatar com Brasiliense (1 a 1) e ser derrotado pelo Náutico (2 a 1) na Arena do Jacaré.
Na volta da Série B, o Icasa venceu o então líder Paraná Clube por 3 a 0. Mas, na rodada seguinte, o time cearense foi derrotado pela Portuguesa, por 3 a 1.
O Icasa volta a jogar na sexta-feira 30, contra o Guaratinguetá, em Juazeiro do Norte, no Ceará, às 21h (de Brasília). No sábado 31, o América vai a Arapiraca, Alagoas, para enfrentar o ASA, às 16h (de Brasília).
O jogo
Embora tenha chegado mais vezes com chance de abrir o placar, o América não encontrou facilidade com o Icasa, que criou oportunidades e ameaçou o goleiro Flávio. Porém, o primeiro tempo terminou empatado na Arena do Jacaré.
O América chegou a marcar aos 23min, com Fábio Júnior, mas a arbitragem marcou lance irregular do experiente atacante. O time mineiro criou outra boa chance aos 41min, quando o volante Dudu tabelou com Thiago Silvy e chutou em cima do goleiro Marcelo Pitol.
O Icasa não se intimidou e chegou ao ataque. Na melhor oportunidade, Júnior Xuxa recebeu na entrada da área, mas chutou forte por cima do gol de Flávio. A equipe cearense pecou na finalização em outros lances.
No início do segundo tempo, o América precisou apenas de 20 segundos para abrir o placar. Helton Luiz ganhou a embora na intermediária, invadiu a área e bateu firme de pé esquerdo no canto esquerdo de Marcelo Pitol.
O América manteve o ritmo e chegou ao segundo gol aos 10min. Depois de cruzamento do lateral Marcos Rocha, na direita, Thiago Silvy brigou pela bola na área até conseguir finalizar a gol e ampliar o placar.
Em desvantagem, o Icasa não se entregou e chegou a pressionar o América, mas não soube aproveitar as oportunidades criadas. O goleiro Flávio, no entanto, trabalhou bastante.
O América, que promoveu a estreia do atacante Diego no segundo tempo, segurou o resultado e garantiu a vitória diante da torcida. No final, Jandson desperdiçou grande chance para fazer o terceiro, mas chutou por cima do travessão depois de receber de Marcos Rocha.
AMÉRICA-MG 2 X 0 ICASA
AMÉRICA-MG
Flávio; Micão, Preto e Gabriel; Marcos Rocha, Dudu, Leandro Ferreira, Helton Luiz e Zé Rodolpho; Fabio Junior (Diego) e Thiago Silvy (Jandson) Técnico: Mauro Fernandes
ICASA
Marcelo Pitol; Tiago, Alan e Everaldo; Dodô (Sérgio), Paulo Foiane, Luciano (Panda), Júnior Xuxa (Jadson) e Carlinhos; Roberto Santos e Marciano.Técnico: Flávio Araújo
Local: Arena do Jacaré, em Sete Lagoas (MG)
Árbitro: José de Caldas Souza (DF)
Cartões amarelos: Everaldo (I); Luciano (I), Carlinhos (I), Irênio (A)
Gols: Helton Luiz, a 1min, Thiago Silvy, aos 10min do segundo tempo
nominuto.com