Projetorealiza oficina para identificar demandas da comunidade.
A tarde deste sábado (24) será agitada no Vale do Reginaldo pelos trabalhos sociais, coletivos e culturais do Projeto Integrado da Comunidade. Como parte da ação, membros da Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra) estarão, às 16h, na sede do Peti do Reginaldo para instalar mais uma etapa do Programa Mais Cultura do Ministério da Cultura (Minc). Foram assegurados, inclusive, R$ 800 mil para a construção de um espaço cultural na comunidade.
A coordenadora do projeto social, Tereza Medeiros, vai aplicar, junto com sua equipe, o terceiro passo do jogo Oásis, do Instituto Elos, com base na metodologia Inovadora de Disseminadores no Canteiro Mais Cultura. O projeto pretende estimular, em forma de desenhos, os sonhos possíveis que cada morador participante gostaria que fosse realizado dentro do Vale do Reginaldo.
Com lápis e papel nas mãos, cada voluntário deve expor o seu desejo de forma coletiva e concretizável para que, dependendo do sonho, o projeto realize. Segundo a coordenadora do projeto social, Tereza Medeiros, esse trabalho serve para que todos comecem a pensar de forma integrada, pois vai colaborar em muito com as novas conquistas do Vale do Reginaldo.
Por ser uma comunidade inserida no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), o Ministério da Cultura assegurou cerca de R$ 800 mil para a construção e a aquisição de equipamentos de um espaço cultural. “As pessoas daquele lugar devem começar a cuidar do que é deles e do que está sendo construído para eles. Afinal, este espaço será gerenciado por eles mesmos”, destacou a coordenadora.
O espaço cultural será contemplado com salas de auditório para 140 pessoas, de reunião, de oficinas, de cabine de som, além de biblioteca, espaço para leitura e um telecentro com 16 computadores. “Nossa intenção é fazer com que este local sirva como um ponto cultural para realização de peças, músicas, apresentações dos próprios moradores”, disso Tereza.
Metodologia – Há três meses os Projetos estão em ação. Entre abril e junho foram realizadas duas etapas do jogo Oásis, o olhar e o afeto. Nesta quinta-feira (29), será a vez da aplicação da quarta parte, ou seja, será a vez de trabalhar com os jovens e adultos do Vale, a forma de ter cuidado com as conquistas. Ainda terá a quinta e a sexta etapa do Projeto e estão previstas para os dias 31 de julho e 1º de agosto, respectivamente.