Durante a semana foram apreendidas 70 pássaros, segundo PM.
Uma operação do Batalhão de Policiamento Ambiental (BPA) resultou na apreensão de 30 pássaros silvestres que estavam sendo criados ilegalmente por moradores da região de Anadia, distante 98 quilômetros de Maceió. As informações são do próprio BPA.
A operação se iniciou no dia de ontem, 23, e está sendo comandada pelo tenente Joverson Santos. A ação conta ainda com a participação de seis policiais. As aves apreendidas foram entregues, ainda no dia de ontem, ao IBAMA.
De acordo com o comandante do BPA, coronel Maxwell Santos, as pessoas que estiveram com aves silvestres podem entregar voluntariamente os animais na sede do IBAMA, que não serão alcançadas pela Lei de Crimes Ambientais.
Entretanto, conforme o coronel, se forem flagradas com estas aves sob guarda, comercializando ou em cativeiro, responderão a um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) e poderão sofrer pena de detenção de 6 meses a um ano e multa. Maxwell Santos cita o artigo 29, da Lei 9605/98.
As operações de fiscalização do BPA, continuarão em todo Estado, adverte o comandante. Só nesta semana, o BPA apreendeu mais de 70 aves nos municípios de Fleixeiras, São Miguel dos Campos e Anadia. Durante o final de semana o trabalho continua.