Categorias: Interior

‘Operação de guerra’ para desencalhar rebocador de mineradora em Piaçabu

O rebocador da Mineradora Vale do Rio Doce enchalhou desde a última segunda-feira, dia 19, na Praia do Peba, município de Piaçabuçu.

Gilson Machado/AquiAcontece

Rebocador da Mineradora Vale encalhou na praia do Pontal do Peba

Dois navios devem ser utilizados para tentar desencalhar, neste sábado, dia 24, o rebocador da Mineradora Vale do Rio Doce, enchalhado desde a última segunda-feira, dia 19, na Praia do Peba, município de Piaçabuçu.

A operação de resgate da embarcação – que ironicamente é especializada em conduzir os navios e transatlânticos até o ancoradouro das cidades portuárias – deve ser realizado por empresas particulares, de acordo com informações da Capitania dos Portos em Penedo.

“A empresa responsável pela operação tem que submeter um plano de salvamento à Marinha, são duas companhias que irão participar, uma para atuar no desencalhe da embarcação e a outra para evitar o vazamento de óleo ou outro dano ao meio ambiente”, explicou o agente fluvial da capitania.

Segundo o militar, o rebocador partiu da capital sergipana, com destino a Belém do Pará. “O rebocador fazia a sua primeira viagem e a Marinha já abriu inquérito para identificar os motivos do encalhe da embarcação e apurar responsabilidades”, procedimentos que devem ser concluídos em 90 dias e que incluem o depoimento dos membros da tripulação do rebocador da Vale do Rio Doce.

As empresas aguardam a chegada de um cabo para o reboque da embarcação, além da maré alta, que ajudará no desencalhe.