Categorias: Meio Ambiente

BPA apreende mais 33 pássaros na Levada

Quase 200 aves foram apreendidas no fim de semana.

Ascom BPA

Ascom BPA

Policiais militares do Batalhão Ambiental apreenderam na manhã desta segunda-feira (26) mais 33 pássaros silvestres, das espécies garibaldi, caboclinho e papa capim, além de duas jandaias. A operação “Pássaro Livre” foi comandada pelo tenente Anderson Barros.

Além das aves, que estavam abandonadas, foram apreendidos 15 utensílios para captura ilegal de animais silvestres. A operação ocorreu na Feira Livre localizada no bairro da Levada. As aves forma encaminhadas para o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) no bairro do Farol.

Diversas operações dessa natureza foram realizadas na semana passada e no último final de semana e já totalizou a apreensão de 194 pássaros silvestres em Maceió e nos municípios de Flexeiras, São Miguel dos Campos, Anadia, Boca da Mata e Viçosa.

O artigo 29 da Lei nº 9605/98 que trata dos crimes ambientais prevê detenção de seis meses a um ano, além de multa pelo crime de captura e comércio ilegal de animais silvestres sem autorização da autoridade competente. O artigo 32 prevê para o crime de maus-tratos três meses a um ano de detenção e multa.

De acordo com o comando da unidade, as fiscalizações continuam e denúncias anônimas podem ser realizadas através dos números 3201-2000 (disk-denúncia) ou 8833-5879 (Oficial de Operações).