Ronaldo Lessa é o segundo colocado, bem atrás do senador petebista.Teotonio Vilela é o último entre os mais bens colocados. Esta é a primeira pesquisa registrada sobre a corrida eleitoral em Alagoas.
De acordo com pesquisa realizada pelo Instituto Ibrabe, o senador petebista Fernando Collor de Mello (PTB) aparece em primeiro na disputa pelo governo do Estado de Alagoas. Ronaldo Lessa (PDT) e Teotonio Vilela Filho (PSDB) aparecem empatados. Uma coisa é certa: se as eleições fossem hoje, conforme a pesquisa, haveria segundo turno.
Fernando Collor (PTB) aparece com 38%. Ronaldo Lessa (PDT) surge com 26%. Já o atual governador Teotonio Vilela Filho (PSDB), é o terceiro colocado com 21%. Como há a margem de erro de 3 pontos percentuais, é possível afirmar que o tucano e o pedetista estão empatados tecnicamente. A pesquisa Ibrape foi realizada de 9 a 13 de julho. Está registrada sob o n° 7322/2010 no TRE-AL.
O candidato do PSOL, Mário Agra aparece com 1%. Os candidatos Jefferson Piones (PRTB) e Tony Cloves (PCB) não pontuam, conforme a pesquisa. De acordo com o Ibrape, 14% da fatia do eleitorado ainda está indecisa, ou vai votar em branco ou nulo. A pesquisa ainda apresenta uma simulação de segundo turno com a presença de Fernando Collor.
De acordo com o Ibrape, o senador petebista ganharia de Vilela e de Ronaldo Lessa. Collor ganharia do tucano (46% a 34%). Contra Lessa, a vitória seria de 45% contra 38% do pedetista. Outro fato que chama atenção são os números para a presidência da República em Alagoas.
José Serra (PSDB) e Dilma Rousseff (PT) estão empatados tecnicamente em Alagoas. O tucano surge com 41% e Rousseff tem 37% da preferência. Marina Silva (PV) tem 6%. Outros candidatos, juntos, somam 1%. Brancos, nulos e indecisos são 15%. Em eventual 2° turno, Serra teria 44% dos votos em Alagoas. Dilma, 40%. Brancos, nulos e indecisos seriam 16%.
Na disputa pelo Senado Federal, os dois senadores eleitos – conforme pesquisas – seriam Heloísa Helena (PSOL) e Renan Calheiros (PMDB). A vereadora do PSOL tem 39% dos votos. Renan Calheiros tem 33%. Benedito de Lira tem 10% das intenções de voto. José Costa surge com 2% e Eduardo Bomfim tem apenas 1 ponto percentual. Os demais candidatos sequer são citados na pesquisa. A pesquisa foi contatada pelo PMDB/AL e foram ouvidas duas mil pessoas.