Categorias: Maceió

Moradores de área de risco são removidos

Famílias serão assistidas pela Prefeitura de Maceió.

A Coordenação Municipal de Defesa Civil (Comdec) removeu para lugar seguro, nesta segunda-feira, 17 famílias de uma área de risco, na rua de acesso à Grota do Moreira, no Jacintinho. Elas serão assistidas, emergencialmente, pela Prefeitura de Maceió, enquanto é avaliada a situação do imóvel de cada uma. No local onde elas moram, em barreiras que se estendem ao longo da Rua Frei Damião, três casas desabaram, ontem pela manhã, em decorrência de um deslizamento de terra.

Ninguém se machucou, mas as três famílias que moravam lá perderam tudo o que tinham. Móveis, eletrodomésticos, roupas, documentos, inclusive animais domésticos, tudo ficou soterrado, e as três famílias ficaram desabrigadas. “Só Deus pode explicar como não morreu ninguém aqui”, diz a desabrigada Maria Zilma dos Santos, grávida de quase nove meses. Ela estava dentro de uma das casas, com os dois filhos pequenos, e foi alertada pelo grito do marido, que estava no quintal e percebeu a barreira desabando, a tempo de saírem todos correndo.

Ontem mesmo, a Defesa Civil municipal providenciou a demolição de outras duas casas que ficaram prestes a desabar por cima das outras. “Essas e outras três casas não oferecem nenhuma segurança. Temos que demoli-las. As outras foram desocupadas em função desse trabalho, e só depois vamos avaliar se elas terão condições de receber de volta os seus moradores”, explica Fábio Conceição, coordenador social da Comdec.

Segundo ele, enquanto não se encontra outra solução, as famílias desalojadas e desabrigadas vão ficar na associação de moradores da comunidade, recebendo ajuda da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas). “Eles vão receber colchões, cobertores e cestas básicas. Neste primeiro dia receberam quentinhas, mas a partir desta terça-feira a alimentação será feita no abrigo mesmo”, explica Fábio.

Segundo ele, a Semas deverá avaliar a possibilidade de pagar um aluguel temporário para as famílias que não terão condições de voltar para casa, e que não têm parentes morando em Maceió, que possam alojá-los.