O objetivo é incentivar as mães a amamentação.
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) comemora, no período de 1º a 7 de agosto, a Semana Mundial do Aleitamento Materno. Na abertura, realizada na Casa Maternal Denilma Bulhões, no Benedito Bentes, houve um ciclo de palestras e a exibição de vídeos. O objetivo é informar e incentivar as mães a priorizarem a amamentação dos seus bebês.
Maceió se junta a centenas de lugares em todo o mundo que comemoram a Semana Mundial do Aleitamento Materno. A coordenadora de nutrição, Silvânia Dias, afirma que o aleitamento materno tem sido um dos principais fatores no combate à mortalidade infantil.
“É importantíssimo que a mãe amamente o seu bebê durante os primeiros meses de vida. Logo ao nascer, o bebê deve tomar o leite materno, porque ele possui todos os nutrientes, na quantidade ideal, para que a criança cresça forte e saudável”, disse.
É através do leite materno que a mãe transfere os seus anticorpos, que protegerão o recém-nascido contra possíveis infecções, diarréias ou doenças. Para reduzir os agravos à saúde das crianças e das mulheres, a SMS, juntamente com a Rede Amamenta Brasil, do Ministério da Saúde (MS), vem desenvolvendo ações de capacitação junto aos profissionais de saúde, onde o aleitamento materno é tratado de forma diferenciada.
O incentivo começa desde o pré-natal, onde as mães são sensibilizadas sobre a importância da amamentação, cuja recomendação é de que seja no mínimo até os primeiros seis meses de vida. Toda esta mobilização tem ajudado a resgatar o hábito de amamentar e tem aumentado a coleta de leite materno.
Para a coordenadora do Programa de Atenção à Saúde da Criança, Rita Leone, mais que um ato de amor, amamentar é salvar vidas. “É fundamental entender que amamentar não é só um ato de carinho e amor entre mãe e filho, mas ela está poupando seu filho de possíveis doenças, ou seja, ela está salvando uma vida”, concluiu.
A meta é encerrar o ano de 2010 com um aumento 36% no índice de coleta do leite materno. Para isso, em Maceió, todas as unidades de saúde estão engajadas na campanha de divulgação do aleitamento materno.