Timão venceu por 1 a 0.
Pode não ter o mesmo sabor ou valor de um triunfo pela Libertadores, mas os corintianos deixaram o Pacaembu se sentindo vingados neste domingo. Diante de um Flamengo inexpressivo no ataque, diferente daquele que calou o mesmo estádio há três meses com Adriano e Vagner Love, o Timão dominou amplamente o “Clássico do Povo” e venceu por 1 a 0, dando o troco pelo revés que custou o fim do sonho do título sul-americano. Elias, em um belo chute da entrada da área, marcou o único gol do jogo.
O resultado faz o Corinthians chegar aos 28 pontos, apenas um abaixo do Fluminense, que derrotou o Grêmio, em Porto Alegre. De quebra, o Timão mantém o ótimo retrospecto jogando no Pacaembu. A última derrota aconteceu em novembro do ano passado, quando foi batido pelo náutico, também pelo Brasileirão.
Já o Flamengo não consegue quebrar a série ruim. O clube acumula agora quatro partidas sem vencer e despenca para a 11ª colocação, com 17 pontos, mais distante da zona de classificação para a Libertadores. Para piorar, o ataque também não engrena e já enfrenta a ira da torcida. Este foi o quarto jogo consecutivo sem balançar as redes.
Na próxima rodada, o Corinthians vai até Florianópolis para enfrentar o Avaí, domingo, às 16h, na Ressacada. O Flamengo recebe o Ceará, sábado, às 18h30min, no Maracanã.
Timão domina o primeiro tempo, e Elias marca
O Corinthians não encontrou dificuldades para dominar o primeiro tempo. O esquema com três atacantes, adotado pela primeira vez pelo técnico Adilson Batista, encurralou o Flamengo no campo defensivo. Abertos pelos lados, Dentinho e Jorge Henrique frearam as descidas das duas principais opções de ataque do Fla – Leonardo Moura e Juan – e transformaram os primeiros minutos em um treino de ataque contra defesa.
A primeira grande chance alvinegra surgiu aos oito minutos. Em contra-ataque, Elias recebeu de Jorge Henrique na entrada da área, mas chutou mascado e a bola saiu à direita de Marcelo Lomba. Aos 15, foi a vez de Jucilei. O volante convocado para a seleção brasileira dominou no peito um cruzamento de Alessandro e, na marca do pênalti, bateu para ótima defesa do goleiro, com os pés.
A superioridade corintiana era tanta que o Flamengo só deu o primeiro chute aos 18 minutos, sem perigo, com Leo Moura. O Timão, porém, sofreu uma baixa logo em seguida. Dentinho sentiu uma lesão muscular na coxa direita e foi substituído pelo volante Paulinho. Assim, o Alvinegro voltou a ter apenas dois atacantes. Continuou melhor, mas sem a mesma força no ataque.
Aos 27, o Corinthians reclamou de um pênalti. Jorge Henrique driblou Leo Moura na área e caiu. Heber Roberto Lopes mandou o jogo seguir. O gol veio apenas aos 38. Jucilei roubou a bola na intermediária e entregou para Elias. O volante passou por um marcador na entrada da área e bateu com estilo, no canto direito baixo de Lomba.
O Flamengo conseguiu responder apenas aos 41 em uma jogada de bola parada. Petkovic cobrou falta com perigo, raspando a trave direita de Julio Cesar. Aos 48, Borja desperdiçou grande chance de acabar com o jejum de gols do Flamengo. Após cruzamento da esquerda de Kleberson, ele apareceu sem marcação na área, mas pegou mal e jogou por cima.
Corinthians administra o placar
Na volta do intervalo, o Flamengo tentou ser mais ofensivo. Rogério Lourenço deu mais liberdade aos laterais e cobrou uma maior participação de Petkovic. A equipe melhorou, mas o ataque não acompanhou o avanço. Val Baiano e Cristian Borja continuaram apáticos e presos na marcação de Chicão e William.
A partir dos 15 minutos, o Corinthians voltou a dominar. Apesar de ter mais posse de bola, o Timão encontrou o mesmo problema do adversário. Os baixinhos Iarley e Jorge Henrique se movimentavam com facilidade pela defesa rival, mas com pouca presença de área, o que facilitou o trabalho de Jean e Ronaldo Angelim.
Veio dos pés de Elias a primeira grande chance, aos 27. Ele recebeu de Jorge Henrique na área e chutou duas vezes. Em ambas, parou em Marcelo Lomba. Dois minutos mais tarde, Iarley disparou pela direita e cruzou. O mesmo Elias bateu rasteiro e o goleiro agarrou firme no canto direito.
Rogério Lourenço apostou nas entradas de Diego Maurício e Vinícius Pacheco na tentativa de despertar o ataque. Nada aconteceu. O Corinthians continuou melhor, dominando e chegando com facilidade ao campo ofensivo.
Aos 43, o Flamengo quase empatou em uma falha da defesa corintiana. Julio Cesar e William bateram cabeça e a bola sobrou na entrada da área para Vinícius Pacheco. O atacante dominou livre e chutou rasteiro. O goleiro se recuperou da bobeira e fez linda defesa no canto esquerdo. No minuto seguinte, foi a vez de Michael. Ele recebeu passe da linha de fundo e finalizou. Julio Cesar pegou e garantiu a vitória alvinegra.