Acordo será formalizado na próxima sexta-feira (13).
O impasse entre o Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários do Estado de Alagoas (Sinttroal) e os empresários do setor chegou ao fim. Com a mediação do Ministério Público do Trabalho (MPT) chegou-se a um percentual de 11%, sendo 7% implantados no salário a partir de 1º de julho. Os quatro por cento restantes serão incorporados a partir de janeiro de 2011, mas até dezembro deste ano, o valor será pago como abono.
Para o procurador do Trabalho Rafael Gazzanéo, a categoria teve um ganho real superior a 6%, considerando que o índice da inflação, medido pelo INPC, foi inferior a cinco por cento. Outra conquista dos rodoviários foi o aumento de 15% no ticket alimentação, que será de 230 reais.
A partir de julho de 2011 poderá ser implantado plano de saúde igual ao que existe em Aracaju-SE. Quanto às demais cláusulas da Convenção Coletiva de Trabalho serão mantidas, exceto a que trata dos intervalos intrajornada, que terá como base a jurisprudência dos tribunais trabalhistas.
Até sexta-feira, 13, o sindicato realiza assembleias com a categoria para aprovação da proposta apresentada semana passada, durante audiência no MPT. Nessa mesma sexta, às 10h, o procurador Gazzanéo conduzirá a formalização do acordo.