Previsão é de que famílias saiam de abrigos coletivos até o final do mês.
O cenário em Branquinha, uma das cidades mais atingidas pelas enchentes, começa a mudar. As primeiras 150 barracas, do acampamento provisório, já foram montadas e as máquinas estão a todo vapor no serviço de terraplanagem da área onde será construída a nova cidade. O coordenador do Programa da Reconstrução, Luiz Otávio Gomes, visitou o local para inspecionar as obras.
Enquanto técnicos da Defesa Civil, do Programa da Reconstrução e da prefeitura faziam vistorias nas barracas e no terreno, equipes da Eletrobrás Distribuidora de Alagoas realizavam o trabalho de eletrificação para disponibilizar energia com ponto de luz para cada barraca.
“Com a conclusão do trabalho dos técnicos da Eletrobrás, vamos começar a transferir as primeiras famílias já neste final de semana”, garantiu a prefeita de Branquinha Renata Moraes ao secretário Luiz Otávio Gomes e ao Cel. Denildson, da Defesa Civil.
Além das 150 barracas, o acampamento provisório dispõe ainda de banheiros, chuveiros, sanitários e cozinha comunitária. A alimentação do almoço será fornecida pelo governo do estado e a prefeitura de Branquinha vai garantir o café da manhã e o jantar.
De acordo com o coordenador Luiz Otávio, além do acampamento provisório com barracas individuais, a cidade de Branquinha também vai ganhar um Centro Administrativo para abrigar todas as secretarias municipais e mais a Câmara Municipal. “Nossa meta é retirar todas as famílias dos abrigos coletivos até o final de agosto. Cada família terá seu espaço individual até que sejam construídas as novas residências para os desabrigados e desalojados”, afirmou Luiz Otávio.
A equipe da Eletrobrás garantiu que até sexta feira conclui o trabalho de posteamento, cabeação e toda parte de força para fornecer iluminação às barracas.