Minc vai destinar R$ 5 milhões para reconstrução.
O Secretário de Estado da Cultura, Osvaldo Viégas em reunião realizada, ontem (12), no Palácio República dos Palmares, juntamente, com representantes do Ministério da Cultura (Minc) apresentou aos Secretários de Cultura das Prefeituras de 8 municípios atingidos pelas enchentes, o projeto de novas bibliotecas que serão instaladas no processo de reconstrução.
A iniciativa já tinha se confirmado em reunião realizada entre Viégas e a Secretaria de Articulação Institucional e a Diretoria de livro, leitura e literatura do Minc, na semana passada em Brasília. Onde ficou definida a ação de instalação de bibliotecas em Alagoas, com recursos orçados em cinco milhões para construção e recuperação de bibliotecas e acervos através do programa Mais Cultura.
O projeto arquitetônico foi mostrado aos representantes dos municípios de Branquinha, Capela, Murici, Santana do Mundaú, Rio Largo, Paulo Jacinto, Quebrangulo e Viçosa que terão o prazo de 180 dias para entregar as novas bibliotecas à população. Pela urgência do caso, os recursos serão realizados com execução direta, a área para construção será de 800m2.
A disponibilização do espaço físico fica a cargo das Prefeituras, como também da documentação necessária. “Esse é um projeto inédito para Ministério visto a necessidade dos municípios pela catástrofe ocorrida. A iniciativa do secretário de fazer este levantamento tornou possível agilidade nesse processo” ressalta Vinícius Palmeira, secretário de articulação institucional do
Cada biblioteca contará com um kit de modernização incluindo mobiliário, equipamentos, computadores e acervo com dois mil livros, doados pela Fundação Biblioteca Nacional. A administração e disponibilização de funcionários da administração municipal para trabalhar na gestão da biblioteca, com prioridade na área de cultura, educação e biblioteconomia ficará a cargo das prefeituras.
“A Secretaria de Estado da Cultura conseguiu se mobilizar e garantir recursos para dar início à revitalização desses espaços tão importantes para a população” afirma o secretário, Osvaldo Viégas.
Ao todo onze municípios serão contemplados, incluindo os que não tiveram suas bibliotecas atingidas, estes com os kits de modernização e pequenas reformas. Em seis meses haverá um trabalho conjunto entre Ministério, Prefeituras e a Secretaria de Estado da Cultura que disponibilizará equipe técnica para visitas e elaboração de laudos do terreno, e de equipe do Sistema Estadual de Bibliotecas para orientação na instalação de acervo e mobiliário.