Categorias: Economia

Alagoas vai ganhar 449 disseminadores de Educação Fiscal

Matriculados iniciam curso gratuito à distância nesta segunda.

Nesta segunda-feira (16), os 449 alunos matriculados no curso de Disseminadores da Educação Fiscal vão ter o primeiro contato com as lições de cidadania englobadas na capacitação. Na aula inaugural, que acontece no auditório da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz), eles vão aprender a utilizar as ferramentas online.

Isso porque todo o treinamento será realizado pela internet, através de fóruns, emails e chats. Para complementar a aprendizagem, os participantes também vão recebem quatro módulos: Educação Fiscal no Contexto Social, Estado e Sociedade, Sistema Tributário Brasileiro e Gestão Democrática dos Recursos Públicos.

As possíveis dúvidas poderão ser esclarecidas também pela web, por meio do próprio sistema do curso, e ainda num segundo encontro presencial, que é opcional. A carga horária é de 160 horas e, ao fim da atividade, os novos disseminadores da Educação Fiscal vão se juntar aos mais de mil formados desde o início de 2007.

Com 15 turmas, aulas seguem até o dia 20 de novembro. A certificação será expedida pela Escola Superior de Administração Fazendária (Esaf), ligada ao Ministério da Fazenda. Entre os focos da capacitação, estão o incentivo ao acompanhamento dos recursos e a criação de condições para uma relação harmoniosa entre o Estado e o cidadão.

A finalidade é ampliar a rede nacional para atuar nas escolas e com a sociedade, fazendo com que as pessoas conheçam e exerçam seu papel fiscalizador. “A ideia principal é mostrar a importância de se conhecer o funcionamento da administração pública para o pleno exercício da cidadania”, expõe a coordenadora de Comunicação e Educação Fiscal da Fazenda, Aida Gama.

O treinamento é totalmente gratuito e faz parte do Programa de Educação Fiscal de Alagoas (PEF/AL), coordenado por uma parceria entre Secretarias de Estado da Fazenda (Sefaz) e da Educação e do Esporte (SEE), Receita Federal do Brasil (RFB), Controladoria Geral da União (CGU) e Instituto do Meio Ambiente (IMA).