O trabalho não vai interromper os jogos.
Divididos entre a necessidade de começar imediatamente as obras no Maracanã para a Copa de 2014 e o desejo de não desagradar a Flamengo e Fluminense, os times que mais usam o estádio, o poder público e o consórcio que ganhou a licitação para reforma conseguiram dar um jeito de dar início ao trabalho sem interromper os jogos no local.
Em reunião realizada nesta sexta-feira, ficou decidido que as obras começarão oficialmente segunda-feira, mas num primeiro momento afetará apenas as cadeiras inferiores. Com isso, o anel superior – onde ficam a arquibancada, cadeiras especiais, tribuna de honra e cabines de imprensa – continuará aberto, permitindo que Flamengo e Fluminense mandem seus jogos pelo Campeonato Brasileiro no Maracanã. A capacidade será reduzida para 45 mil torcedores.
Participaram do encontro a secretária estadual de Esporte, Turismo e Lazer, Márcia Lins, o secretária estadual de Obras, Hudson Braga, o presidente da Emop (Empresa de Obras Públicas do Estado do Rio de Janeiro), Ícaro Moreno Júnior, o secretário de estado da Casa Civil, Arthur Bastos, e representantes do Consórcio Brasil 2014, formado pelas empresas Andrade Gutierrez, Delta e Odebrecht.
Nos dias de jogos, o trabalho dos operários será interrompido. Embora oficialmente a reforma tenha início já nesta segunda-feira, ainda serão necessárias duas semanas para preparação do local, com montagem do canteiro de obras e colocação de tapumes, por exemplo.
De acordo com Hudson Braga, ainda não há uma data para o fechamento definitivo do Maracanã. Segundo ele, dentro de 50 dias haverá outra reunião para avaliar o andamento do trabalho e, provavelmente, anunciar o prazo para a interrupção total das atividades no estádio.
A intenção dos responsáveis pela reforma é colocar no ar, dentro de 20 dias, um site para que a população possa conhecer o cronograma completo das reformas e acompanhar o andamento.
Márcia Lins pediu aos torcedores que evitem ir ao Maracanã de carro a partir de agora, já que parte do estacionamento será usado como canteiro de obras.
A previsão é de que o Maracanã esteja totalmente pronto para a Copa do Mundo no fim de 2012, já que ele deverá ser usado na Copa das Confederações, no meio de 2013.