Categorias: Futebol

Grêmio vence o Goiás e encerra jejum de nove jogos

Primeira vitoria no comando de Renato Gaucho.

globo esporte

globo esporte

O Grêmio voltou a vencer depois de nove jogos oficiais e saiu da zona do rebaixamento no Brasileirão. Neste domingo, o time tricolor se saiu melhor na "revanche" com o Goiás e aplicou 2 a 0, ambos os gols de Willian Magrão. Além da tabela e da confiança obtida com o resultado, a conquista significou a reconciliação entre torcida e time no segundo jogo sob o comando de Renato Gaúcho. Em vez das vaias, que tinham se tornado comuns ao final dos jogos, gritos de "olé" no segundo tempo e muitos aplausos foram ouvidos quando o árbitro apitou o fim do jogo.

Agora com 15 pontos, o Grêmio é 15º colocado e deixa a zona do rebaixamento depois de cinco jogos entre os quatro últimos da classificação. Enquanto isso o Goiás não conseguiu deixar a zona do rebaixamento e amarga o 19º lugar.

As mudanças propostas por Renato Gaúcho no Grêmio para o embate com o Goiás já puderam ser percebidas antes da bola rolar. O esquema 3-6-1 foi utilizado pela primeira vez no ano e, mesmo com o retorno de Victor, Souza seguiu como capitão do time. Foi o terceiro esquema tático diferente no terceiro duelo com os goianos [os outros dois foram pela Copa Sul-Americana].

"É um orgulho muito grande, adoro o Victor e é uma opção do treinador. Não podemos começar a criar polêmica porque é um grupo. Para mim é uma alegria muito grande ser capitão do Grêmio e usar a braçadeira que já foi de tantos jogadores importantes", disse o meia.

O Goiás teve alterações na defesa e no ataque em relação ao último jogo com o Grêmio. Ernando e Rafael Moura não puderam atuar porque estavam suspensos e deram lugar a Valmir Lucas e Pedrão.

Com a bola rolando, o time portoalegrense mostrou uma postura mais ofensiva e criou boas chances no início da partida. Os zagueiros gremistas tinham liberdade de sair para o jogo e o único problema ofensivo foi a falta de um parceiro para Jonas. O Goiás, por sua vez, não teve o mesmo ímpeto do último duelo. Jogando no erro do oponente, os visitantes especulavam poucas jogadas de ataque.

Com um domínio evidente no primeiro tempo, tanto tentou o Grêmio que abriu o placar aos 33 minutos. Em uma falta cobrada por Douglas, a bola bateu na trave e no rebote Willian Magrão chutou de primeira e colocou o time da casa em vantagem.

Ciente da necessidade de manter o resultado, o Grêmio não se acuou e seguiu criando chances e pressionando. No entanto, o segundo gol não saiu nos primeiros 45 minutos. Ao contrário dos últimos jogos, em vez de vaias, muitos aplausos fizeram o som da saída dos atletas para os vestiários.

O Grêmio seguiu melhor nos segundo tempo. A boa participação de Willian Magrão foi coroada com o segundo gol. Recebendo cruzamento de Douglas, o volante deslocou o goleiro e ampliou a vantagem gremista.

Levando 2 a 0, Emerson Leão tentou colocar o time para frente com três alterações. Renato promoveu os retornos de Leandro e Borges, que ainda se recuperam de lesão. Para a festa do torcedor, o Grêmio deixou o tempo passar ao som de "olé" e encerrou o jejum de nove jogos. Antes do encerramento da partida, um sinal que as coisas realmente mudaram no Olímpico, Douglas foi substituído e muito aplaudido pelo torcedor.

Depois de se enfrentarem três vezes em menos de 10 dias, na próxima rodada, o Grêmio vai a Fortaleza enfrentar o Ceará, sábado, às 18h30. No mesmo dia e horário, o Goiás recebe o Grêmio Prudente, no Serra Dourada.

GRÊMIO X GOIÁS

GRÊMIO

Victor; Ozeia, Rafael Marques e Neuton; Edílson (Borges), Ferdinando, Willian Magrão, Douglas (Fernando), Souza (Leandro) e Fábio Santos; Jonas. Técnico: Renato Gaúcho

Goiás

Harlei; Wendel Santos, Rafael Tolói, Valmir Lucas e Júnior; Amaral, Jonílson, Wellington Monteiro (Romerito)e Bernardo (Felipe); Everton Santos (Otacílio Neto) e Pedrã.Técnico: Emerson Leão

Data: 15/08/2009, domingo

Local: estádio do Olímpico, em Porto Alegre (RS)

Árbitro: José Henrique de Carvalho (SP)

Assistentes: Kléber Lúcio Gil (SC) e Guilherme Dias Camilo (MG)

Público: 11.469 presentes

Renda: R$ 162.588 ,50

Cartões amarelos: Bernardo (GOI), Amaral (GOI), Valmir Lucas (GOI), Rafael Tolói (GOI), Edílson (GRE), Leandro (GRE)

Gols: Willian Magrão, do Grêmio, aos 33 minutos do primeiro tempo; Willian Magrão, do Grêmio, aos 18 minutos do segundo tempo;

Do Uol