Novo mutirão deve ocorrer no mês de setembro.
A Gerência do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) em Maceió realizou, no sábado (14), um mutirão que resultou na aposentadoria por invalidez de 126 segurados que são atendidos na Agência da Previdência Social (APS) Monte Máquinas, situada no centro de Maceió. Esse trabalho extraordinário tem o objetivo de atender aos processos de aposentadoria por invalidez, que ficam aguardando avaliação. O mutirão foi realizado por oito médicos peritos, no edifício sede do INSS, das 8h às 12h30.
Na ocasião, os médicos homologaram os processos daqueles segurados que receben auxílio doença e não tem condições de retornar a atividade. O trabalho foi realizado sem a presença dos segurados, apenas com a análise dos antecedentes e laudos médicos contidos no processo.
O próximo mutirão para homologação do restante dos processos de aposentadoria por invalidez da APS Monte Máquinas está previsto para o mês de setembro, já que o volume diário de perícias realizadas nas unidades do INSS não permite a homologação desses processos no horário normal de trabalho. O mutirão se repetirá, aos sábados, sempre que houver disponiblidade dos servidores e dos sistemas da Previdência Social, que frequentemente entram em manutenção nos fins de semana. A meta é colocar em dia todas as solicitações.
Aposentadoria por Invalidez é o benefício concedido aos trabalhadores que, por doença ou acidente, são considerados pela perícia médica da Previdencia Social incapacitados para exercer suas atividades ou outro tipo de serviço que lhes garanta o sustento. Ela é precedida do auxílio doença. Posterioremente, os médicos avaliam a incapacidade. Se for definitiva, o trabalhador é aposentado por invalidez. Em Alagoas tem 50 mil aposentados por invalidez. Isso representa uma despesa mensal para o INSS de R$ 31 milhões. Somente este ano já foram concedidos 2,3 mil novas aposentadorias por invalidez.