Categorias: Maceió

Bancários lançam campanha salarial com manifestações

Bancários realizam caminhada no Centro de Maceió.

A campanha salarial dos bancários tem início esta semana com atividades de mobilização em diversos estados do país. Até a sexta-feira (20), os sindicatos realizarão manifestações para divulgar as reivindicações da categoria, buscar o apoio da população e convocar os trabalhadores para a luta. Em Maceió o lançamento da campanha será nesta quinta, às 10h, com caminhada pelo Centro e protestos no interior das agências.

A campanha tem início após o Comando Nacional dos Bancários ter entregado à Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) a pauta de reivindicações 2010. O ato aconteceu na quarta-feira (11/08) e em seguida foi marcada a primeira rodada de negociações, que ocorrerá na próxima terça, dia 24. Com as manifestações desta semana, os bancários pretendem mostrar que estão fortemente organizados e dispostos a entrar em greve, se não houver avanço dos bancos.

Os bancários de Maceió vão se concentrar a partir das 9 horas na frente do Sindicato, saindo depois em direção à Rua João Pessoa e ao calçadão do comércio, onde está a maioria das agências bancárias. A exemplo de anos anteriores, eles usarão faixas, bandeiras, impressos e uma banda de pífano para chamar a atenção do público e ajudar na mobilização. Os lemas da campanha este ano são “Outro banco é possível” e “Pessoas em 1º lugar”. Através deles a categoria exige um sistema financeiro que valorize bancários e clientes e que esteja a serviço da sociedade.

A pauta de reivindicações dos bancários inclui um reajuste salarial de 11%, participação no lucro e resultado dos bancos (PLR) de três salários mais R$ 4 mil fixos, piso profissional de R$ 2.157, elevação do auxílio-refeição para um salário mínimo, garantia de emprego, mais contratações, fim das metas abusivas e combate ao assédio moral. Também há minutas de reivindicações específicas para os bancos federais (Caixa Econômica, Banco do Brasil e Banco do Nordeste), que serão negociadas simultaneamente às reuniões com a Fenaban.