Categorias: Polícia

Regimento de Cavalaria comemora aniversário

Polícia Montada é unidade especializada da PM.

Assessoria

Desfile militar

O Regimento de Polícia Montada Dom Pedro I (RPMon), também conhecido como Cavalaria, comemorou hoje pela manhã (20) o 19º aniversário da unidade com um desfile militar.

Além do tradicional desfile da tropa formada pelo conjunto homem-cavalo, a solenidade contou com a entrega de certificados aos “amigos da Cavalaria” e homenagens a PMs transferidos para a reserva remunerada. Após a cerimônia, policiais da unidade e convidados participaram de um coffee break na sede da unidade.

“A Cavalaria é uma tropa especializada e que é determinante nos locais onde é empregada. Por meio do policiamento ostensivo montado, fazemos rondas e incursões em locais de difícil acesso, garantindo assim a segurança das pessoas”, explica o comandante do RPMon, tenente-coronel Wilson Silva.

Na quarta-feira (18), um torneio de futebol society no campo da Academia de Polícia Militar Senador Arnon de Mello (APMSAM) iniciou a programação das festividades e teve como objetivo a interação da tropa. Na partida entre as equipes formadas por oficiais e praças da unidade o placar foi de 3 a 3.

No domingo, dia 22, as atividades serão encerradas com uma cavalgada partindo do RPMon até o açude do Catolé, no bairro do Clima Bom. A saída está marcada para às 8 horas e cerca de 40 solípedes da unidade devem participar. Depois, haverá um almoço de confraternização no local.

O Regimento de Polícia Montada é uma unidade especializada da Polícia Militar dividida em três seções: a correiaria, responsável pela manutenção, reparo e confecção de peças em couro utilizadas pelos policiais; a ferradoria, responsável pela moldagem e ajuste de ferraduras de forma segura e técnica; e a formação veterinária, na qual dois oficiais veterinários desenvolvem procedimentos profiláticos, curativos e cirúrgicos, conservando a saúde dos animais.

Atualmente, o regimento possui 115 policiais militares e 90 solípedes, atuando em toda a região metropolitana de Maceió. Os animais após completarem dois anos de idade iniciam o trabalho de adestramento para o policiamento de rua.

O emprego operacional do RPMon é feito através da modalidade especializada de policiamento ostensivo montado. O regimento é empregado em conjuntos residenciais, nas orlas marítima e lagunar, em bairros periféricos e no Centro de Maceió. Além disso, a unidade é especializada no controle de distúrbios e tumultos, atuando em reintegrações de posse, praças desportivas, desfiles comemorativos e em representações.

A unidade participa frequentemente de competições de hipismo dentro e fora do Estado, conquistando importantes resultados para a Polícia Militar.