Categorias: Economia

BB libera recursos de empréstimos emergenciais

Público-alvo são empresários prejudicados nas enchentes.

Desde o dia 17, o Banco do Brasil está liberando empréstimos da linha de crédito BNDES Automático PER (Programa Emergencial de Recuperação dos Estado de Alagoas e Pernambuco). Os empresários prejudicados pelas enchentes ocorridas em junho deste ano são o público-alvo.

Em Alagoas, o BB já contabiliza mais de 200 pedidos formalizados, sendo que 102 encontram-se em estágio de contratação com liberação prevista para os próximos dias.

Na sexta (20), foi realizado evento na agência do BB em União dos Palmares reunindo diversos comerciantes locais, beneficiados com a linha e que tiveram suas contas creditadas naquele dia. “O evento está acontecendo para formalizar a assinatura desses contratos e anunciar a liberação dos créditos”, disse o gerente da agência do BB na cidade, José Medeiros.

Segundo o presidente da CDL, José Mendes, “consideramos este momento uma grande vitória para os comerciantes locais cuja situação é muito difícil”.

“É importante estarmos aqui em União dos Palmares comemorando essas primeiras liberações, que irão ajudar os empresários a reerguer seus empreendimentos. Estes recursos irão aquecer a economia local e gerar emprego e renda para o município” falou o superintendente do Banco do Brasil, Alvaro Anselmo Tieppo.

A linha de crédito BNDES Automático PER (Programa Emergencial de Recuperação dos Estado de Alagoas e Pernambuco) tem o objetivo de apoiar, emergencialmente, as empresas localizadas em municípios desses dois estados afetados pelas enchentes que ocorreram em junho de 2010, abrangidos por decreto estadual de situação de emergência ou estado de calamidade pública.

O programa, com vigência até 31 de dezembro de 2010, financia até 100% de investimentos e capital de giro (não associado a projeto) – observada a capacidade de pagamento do cliente.

A linha oferece condições muito atrativas, como juros prefixados de 5,50% ao ano, prazo total de até 120 meses para investimentos. No caso de empréstimos para capital de giro, o prazo vai até 120 meses para montantes até R$ 50 mil reais e até 60 meses para valores acima de R$ 50 mil. Em todos os casos, a carência é de 24 meses.

O crédito poderá ser utilizado para investimentos (incluindo obras de construção civil), capital de giro e compra de máquinas e equipamentos.