Categorias: Eleições 2010

Pesquisa: Collor com 38%; Lessa com 23% e Vilela com 16%

A pesquisa foi realizada na primeira semana após a estreia do guia eleitoral. Os índices de rejeição não foram divulgados.

O senador Fernando Collor de Mello (PTB) lidera a pesquisa de intenções de voto para o Governo do Estado de Alagoas realizada pelo Gape, instituto ligado às Organizações Arnon de Mello. De acordo com a pesquisa, Collor possui 38% do eleitorado.

A segunda posição permanece com o ex-governador Ronaldo Lessa (PDT), mesmo depois de ter sua candidatura considerada inelegível pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE/AL). Com 23% da preferência, Lessa aguarda seu recurso ser julgado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), possivelmente nessa terça-feira, 24.

O terceiro colocado nas pesquisas é o atual governador de Alagoas, Teotonio Vilela Filho (PSDB), que tenta a reeleição. Vilela tem 16%. A pesquisa do GAPE é a segunda realizada em Alagoas. Mário Agra (PSOL) teria 1% da escolha dos eleitores. Já os outros candidatos não pontuaram.

A primeira – realizada pelo Ibrape e contratada pelo PMDB – também mostrava a liderança de Fernando Collor de Mello, com os mesmos 38%. Ronaldo Lessa aparecia com 26% e Teotonio Vilela Filho com 21%.

Em relação ao Gape, foram ouvidas – de acordo com o Instituto –1.055 pessoas em diversos municípios de Alagoas. A pesquisa não especifica quais. O Gape também traz o panorama para o Senado Federal. A vereadora Heloísa Helena (PSOL) lidera com 34%, já Renan Calheiros (PMDB) surge na segunda posição com 20%. A surpresa foi o crescimento do deputado federal Benedito de Lira (PP), que chegou aos 11%. Eduardo Bonfim (PCdoB) aparece com apenas 1%.

Ainda conforme a pesquisa, 2% do eleitorado anularia o voto; 13% da população se mostrou indecisa e 6% não opinou.

Presidente

Na disputa pela Presidência da República, a candidata Dilma Rousseff (PT) ganharia já no primeiro turno, se dependesse de Alagoas. Ela soma 57% dos votos. Enquanto José Serra (PSDB) tem apenas 25% da preferência dos alagoanos. Vale ressaltar que quando foi candidato à presidência pela primeira vez, Alagoas foi o único estado da federação a dar vitória a Serra.

Marina Silva (PV) tem 4% dos votos. O candidato do PSTU, Zé Maria, tem apenas 1%. Os demais candidatos não pontuaram.

A pesquisa foi realizada na primeira semana de guia eleitoral. Os índices de rejeição não foram divulgados. Quanto aos índices de rejeição, o ex-presidente Fernando Collor de Mello lidera com 27% dos votos, Vilela é o segundo com 22% e Ronaldo Lessa surge com 12%. Mário Agra tem 4% de rejeição e Tony Cloves tem 3% de rejeição.

Recentes