Categorias: Economia

Nova tarifa da energia elétrica entra em vigor nesta terça-feira

O reajuste tarifário foi aprovado no último dia 19 pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e, segundo a agência, o efeito médio a ser percebido pelos consumidores é de 6,56%.

Ilustração

Ilustração

A nova tarifa de energia elétrica entra em vigor nesta terça-feira, dia 24. O reajuste tarifário foi aprovado no último dia 19 pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e, segundo a agência, o efeito médio a ser percebido pelos consumidores é de 6,56%.

Os índices serão aplicados às contas de luz dos consumidores cativos da distribuidora de acordo com a classe de consumo. Para os consumidores de baixa tensão (abaixo de 2,3 kV), a exemplo de residências, o reajuste será – em média – de 4,57%. Na prática, a tarifa para consumidores residenciais será de 6,29%, enquanto servidores de baixa renda deverão receber desconto de – 0,25%.

Já para os consumidores de alta tensão (de 2,3 a 230 kV), a exemplo de indústrias, o reajuste médio será de 10,78%. A Aneel ainda subdivide os consumidores por tensão. Na prática, consumidores de até A3 (69 kV) terão reajuste médio de 12,53% e A4 (2,3 A 25 kV) de 10,25%.

De acordo com a Aneel, a Eletrobras Distribuição Alagoas atende 852,4 mil unidades consumidoras em 102 municípios de Alagoas.

Os percentuais de reajuste da distribuidora foram calculados pela variação do IGP-M, índice previsto no contrato de concessão para mensurar a inflação no período, os custos com aquisição de energia e o aumento da Conta de Consumo de Combustíveis (CCC), encargo incidente nas tarifas de energia elétrica destinado a subsidiar a geração de energia nos Sistemas Isolados.