Técnicos tiram dúvidas de gestores públicos e assessores municipais.
Em solenidade realizada no auditório do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) de Palmeira dos Índios, foi aberto na manhã desta quarta-feira, 25, o Seminário Regional do Grupo I, que faz parte do I Fórum de Gestão Pública Responsável, promovido pelo Tribunal de Contas do Estado de Alagoas (TCE-AL). A abertura foi feita pelo presidente do TCE, conselheiro Isnaldo Bulhões e contou com a presença do prefeito de Palmeira dos Índios, James Ribeiro.
Presentes ainda os conselheiros Cícero Amélio, Otávio Lessa, Maria Cláudia Costa Beserra e Rosa Maria Ribeiro de Albuquerque, além do auditor Anselmo Brito, prefeitos e presidentes de Câmaras Municipais. Em seguida a conselheira Rosa Albuquerque relatora do seminário do Grupo I realiza palestra sobre os temas “O Tribunal de Contas diante do novo paradigma da modernização” e “Transparência na gestão pública, parâmetro para a cidadania”.
Houve ainda palestras com o diretor da Dfafom, Ronaldo Rodrigues Lins de Araújo, apresentará os “Normativos do TCE/AL e os jurisdicionados”; e do coordenador do CTI do Tribunal de Contas, Kerchenn Elteque, que falaram sobre “Sistemas informatizados e gestão da informação”. Ao final, em mesa de debates, com a participação dos diretores e coordenadores técnicos, serão discutidas e esclarecidas as dúvidas ainda existentes.
Entre os prefeitos presentes ao evento estavam os de Atalaia, Francisco Albuquerque; de Estrela de Alagoas, José Almerino; de Igaci, Antonio Barbosa; de Tanque D’Árca, Roney Valença; de Quebrangulo, Marcelo Lima; de Mar Vermelho, Quitéria Berto e de Chã Preta, Rita Tenório. Integram o grupo I os municípios de Palmeira dos Índios, Anadia, Atalaia, Boca da Mata, Belém, Cajueiro, Capela, Chã Preta, Estrela de Alagoas, Igaci, Mar Vermelho, Maribondo, Paulo Jacinto, Pindoba, Quebrangulo, Viçosa e Tanque d’Arca.