Evento acontece de 1 a 5 de setembro.
Uma cidade repleta de tradições. Berço do proclamador da República, terra do Mestre Nelson da Rabeca e Patrimônio Histórico Nacional e Estadual, a cidade de Marechal Deodoro será palco nos dias 1 a 5 de setembro da primeira festa dedicada à leitura e a preservação da cultura.
A Festa Literária terá debates, seminários, apresentações de bandas e música clássica, contadores de histórias e ainda lançamentos de livros. A Secretaria de Estado da Cultura de Alagoas (Secult) é parceira desta iniciativa. “É através do livre acesso à leitura que se constrói um futuro promissor e alavancar formadores de opinião”, afirma Osvaldo Viégas, secretário da Cultura.
Neste universo das letras e da imaginação, a cultura não poderia ficar de fora. Por isso, a Festa Literária será sede do VI Encontro Alagoano do Proler – Programa Nacional de Incentivo à Leitura, do III Encontro Estadual dos Gestores de Bibliotecas Públicas, Comunitárias e Rurais, do III Fórum do Plano Estadual do Livro e Leitura e do I Encontro dos mediadores de leitura de Marechal Deodoro.
O Proler é uma ação do Ministério da Cultura (MinC) para criar condições de formação de uma sociedade leitora. Em Alagoas, o programa atua desde 2001, por meio de iniciativa da Secretaria de Estado da Cultura e o Sistema de Bibliotecas Públicas do Estado.
Na sexta edição, o evento tem como eixo temático: Biblioteca e Leitura, caminhos para construir uma cultura de paz. “A intenção é despertar e promover a leitura como um ato de prazer, aprendizado e conscientização”, afirma Maria Luiza Russo, coordenadora da Biblioteca Pública Estadual.
Dentro da programação da Flimar, haverá palestras e mesas de debates. Um dos temas, A cultura e o turismo, contará com a presença de representantes do Ministério da Cultura (MinC) e do Secretario de Estado da Cultura (Secult), Osvaldo Viégas, no Espaço Cultural Santa Maria Magdalena da Alagoa do Sul, Centro histórico de Marechal Deodoro, nesta quinta-feira (2), a partir das 10h.
Ainda na quinta-feira (2), é a vez do Pró-Memória, um equipamento da Secult responsável pelo Patrimônio Histórico e Cultural, abordar o tema Educação e conservação do Patrimônio Cultural, ministrada pela arquiteta Adriana Guimarães, a partir das 8h40, na Escola Estadual Maria Rosa Paulina da Fonseca, no bairro da Poeira.
“De acordo com o projeto que vem sendo desenvolvido pela Secult, a partir dos Tombamentos de Edifícios e Sítios Históricos, como também obras de restauração abre-se uma discussão na sociedade da importância de preservação e levando com isso, mesmo que de forma indireta, a educação patrimonial” ressalta a arquiteta, do Pró-Memória.
Mais informações pelo telefone (82) 3263-2608 ou (82) 9607-6336 e ainda acessar o blog do evento (http//flimar.blogspot.com).