Presidente do TCE, Isnaldo Bulhões, destaca sucesso do evento.
Encerrando os seminários regionais promovidos pelo Tribunal de Contas do Estado de Alagoas (TCE-AL) como parte integrante do Fórum Gestão Pública Responsável, o município de Santana do Ipanema, sediou nesta quarta-feira, 1º de setembro, a última etapa do evento. Contando com a presença de conselheiros, prefeitos, vereadores, secretários municipais e técnicos dos 17 municípios que integram o Grupo V, o seminário foi realizado na Câmara de Vereadores.
Na abertura oficial do evento o presidente do TCE, conselheiro Isnaldo Bulhões, mostrou toda sua emoção por encerrar a série de seminários em sua terra natal. Na abertura, compondo a mesa dos trabalhos, presenças dos conselheiros Cícero Amélio, Rosa Maria Ribeiro de Albuquerque, Maria Cleide Costa Beserra, o auditor Anselmo Brito, a prefeita de Santana do Ipanema, Renilde Bulhões, o juiz Durval Mendonça Júnior, a diretora nacional do Promoex, Heloísa Garcia Pinto e Paulo Henrique Feijó, do Conselho Federal de Contabilidade (CFC).
Um dos momentos marcantes foi à apresentação do artista Demis Santana, que em literatura de cordel falou sobre a história do TCE de Alagoas. Em seguida, o coro Contas & Cantos, formado por funcionários do Tribunal se apresentou cantando os hinos nacional e de Alagoas. Além da prefeita de Santana, Renilde Bulhões, estiveram presentes na abertura os prefeitos Márcio Gomes (Maravilha); Siloé Moura (Senador Rui Palmeira); José Hermes (Canapi) e Jarbas Ricardo (São José da Tapera).
Após a abertura oficial, deu-se início ao ciclo de palestras com o coordenador de projetos do Promoex no TCE-AL, Orlando Castro, sobre o tema “O Tribunal de Contas diante do novo Paradigma da Modernização”; a conselheira Rosa Albuquerque sobre o tema “Transparência da Gestão Pública Parâmetro para a Cidadania” e Paulo Henrique Feijó, sobre o tem “Ambiente da Contabilidade Aplicada no Setor Público – Busca da Contabilidade Patrimonial”.
“Normativos do TCE/AL e os Jurisdicionados” foi o tema apresentado por Antonio de Pádua Nunes Batista, diretor da DFAFOE e “Sistemas Informatizados e Gestão da Informação”, por Kerchenn Elteque Pereira, coordenador do CTI. No final, uma mesa de debates composta pelos diretores e pelo procurador-chefe Alexandre S. Alves dos Santos presta informações e tira dúvidas sobre o que foi exposto ao longo do dia.
O Grupo V é composto pelos municípios de Santana do Ipanema, Água Branca, Canapi, Carneiros, Delmiro Gouveia, Inhapi, Maravilha, Mata Grande, Olho d’Água do Casado, Ouro Branco, Palestina, Pão de Açúcar, Pariconha, Piranhas, Poço das Trincheiras, São José da Tapera e Senador Rui Palmeira.