Categorias: Justiça

Compra de votos: TRE já recebeu mais de 50 denúncias

Juízes eleitorais discutiram logística das Eleições 2010 em Alagoas.

Danielle Silva/Alagoas24Horas

Juízes Eleitorais discutem logística das eleições 2010

Os Juízes das Zonas Eleitorais do Estado se reuniram na tarde desta quinta-feira, 2, na sede do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), no Centro, para discutir assuntos relativos à logística do pleito eleitoral de outubro. A reunião foi presidida pelo desembargador Estácio Gama e contou com a participação do corregedor eleitoral, Raimundo Alves de Campos Junior.

Na ocasião os juízes relataram a situação das Zonas Eleitorais, a carga horária de trabalho dos serventuários, trocaram informações sobre a votação pelo sistema de biometria, a responsabilidade dos juízes para garantir a lisura no pleito e detalhes dos preparativos finais do processo eleitoral.

“Esse é o momento de fazermos um balanço do trabalho da Justiça Eleitoral referente às eleições que se aproximam. Os Juízes estão discutindo hoje a parte técnica e financeira do pleito, além de estarem aproveitando o momento para dirimir as dúvidas em relação a cada município”, disse Gama, acrescentando que espera eleições tranquilas no Estado.

Em entrevista à imprensa, o corregedor eleitoral, disse que o TRE contabilizou até o momento mais de 50 denúncias relativas à compra de votos no Estado, algumas destas comprovadas através de fotos, áudio e vídeo que foram transmitidas através do endereço eletrônico do Tribunal (www.tre-al.gov.br).

O corregedor destacou a importância de a população continuar efetuando as denúncias para permitir que o TRE, através da sua Comissão de Combate à Corrupção Eleitoral, continue combatendo a compra e venda de votos e consiga realizar eleições limpas. “Nós esclarecemos a população que continue denunciando. Garantimos o sigilo da fonte, mas é preciso que haja o mínimo de fundamentação para continuarmos a investigação. Caso haja indícios de manipulação em fotografias, o TRE e a Polícia Federal (PF) identificarão a irregularidade”, esclareceu Campos Junior.

Segurança

O presidente do TRE reforçou a preocupação do Tribunal com a segurança das eleições, sobretudo, nos municípios considerados críticos, pelo histórico de violência. São Miguel dos Campos, Roteiro, Jequiá da Praia, Batalha, Belo Monte, Jacaré dos Homens, São Luis do Quitunde, Paripueira, Barro de Santo Antônio, Porto de Pedras, São Miguel dos Milagres, Cacimbinhas, Minador do Negrão e Dois Riachos, solicitarão reforço da Polícia Militar e apoio de tropas federais.

Apesar de não constar na lista, o juiz eleitoral de Coruripe informou que está preocupado com o efetivo da PM na cidade, embora não tenha se manifestado oficialmente sobre o assunto.

Gama deve se reunir nos próximos dias com o comandante do 59º Batalhão de Infantaria Motorizado, coronel Pinto Sampaio, para discutir de que forma o Exército Brasileiro irá atuar nas eleições. No final de julho o 59ª BIMTZ informou que estará disponibilizando 38 militares para o serviço no pleito eleitoral.

Voto em trânsito

Em outra reunião realizada no TRE, foram informados os pontos destinados ao voto em trânsito de turistas que estarão no Estado. Ficaram estabelecidos os seguintes locais: orla marítima de Maceió (2), aeroporto (1), terminal rodoviário de Maceió (1), Praia do Francês – em Marechal Deodoro (1) – e Maragogi (1).