Categorias: Maceió

Moradores reivindicam acesso às praias

Moradores de Cruz das Almas foram ao MP.

Ascom/MP

Moradores de Cruz das Almas no MP

Preocupados com o possível fechamento de algumas avenidas litorâneas por parte de grupos hoteleiros, os moradores de Cruz das Almas se reuniram com a coordenadora do Núcleo do Meio Ambiente, a promotora Dalva Tenório e o promotor de Defesa do Meio Ambiente, Alberto Fonseca, para reivindicarem o respeito ao acesso às praias. Além disso, os moradores já tinham solicitado a construção de duas quadras poliesportiva com o objetivo de proporcionar lazer e entretenimento a população da região.

Alberto Fonseca disse que é necessário que respeitem o Decreto Municipal nº 6.863/2008, que trata do plano de acessibilidade viária às praias do litoral Norte de Maceió. “A solicitação de acesso, por parte da comunidade, está garantida através do decreto. E, o pedido, por parte dos moradores, quanto a obra da quadra já foi licitada e já foi dada a odem de serviço inicial ao vencedor do certame”, explicou. O promotor ainda informou que a prefeitura tem até final de 2011 para entregar a obra.

Andrea Fonseca, co-autora do projeto de requalificação, disse que inicialmente estavam projetadas três quadras mas com a atualização do levantamento topográfico e da demarcação do terreno de marinha, ficaram apenas duas quadras que serão edificadas nas áreas das quadrículas 06 e 11. “A localização das quadras atende a um pedido da comunidade da região”, ressaltou.

A promotora Dalva Tenório lembrou que o impedimento de alguns pontos de acesso às praias já foi alvo de várias reuniões. “O MPE vem fiscalizando toda denúncia que chega com relação ao impedimento de alguns pontos de acesso. Inclusive, já conseguimos 36 acessos a praia, que estavam impedidos ou obstruídos”, alegou.

A promotora ainda ressaltou a importância da comunidade denunciar. “A denúncia é muito importante, através dela é possível detectar aonde estão os erros, bem como a sua correção junto aos órgãos responsáveis”, alertou.