O estado que mais solicitou foi o Pará, com 106 pedidos.
A TARDE On Line
Já são 151 pedidos ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para que a força federal auxilie na segurança no dia das eleições, em 3 de outubro próximo. Até o momento, 120 pedidos já foram concedidos pelo TSE. O estado que mais solicitou atuação da força federal foi o Pará, com pedido para 106 municípios.
Na mesma região, o Amazonas pediu reforço para Tabatinga; Manicoré; Autazes; Santo Antonio do Içá; Tonantins; Novo Airão; Benjamin Constant; Coari; Humaitá; São Gabriel da Cachoeira; e Boca do Acre, totalizando 11 cidades.
No Amapá, a força federal atuará em Oiapoque e, no Tocantins, em Itacajá; Tocantinópolis; e Tocantínia — seções eleitorais localizadas em aldeias indígenas. No Rio Grande do Norte serão 20 municípios e, em Rondônia, 10.
Os pedidos estão sendo analisados em sessões administrativas no Plenário do TSE. A requisição de força federal está prevista no Código Eleitoral (Lei 4737/65, artigo 23, inciso XIV) e pode ser solicitada ao TSE para garantir o cumprimento da lei e uma tranquila votação e apuração dos resultados.