Categorias: Futebol

Galo leva virada do São Paulo e fecha o turno no Z-4

Partida eletrizante terminou 3x2 para o São Paulo.

O São Paulo derrotou o Atlético de virada no Ipatingão neste domingo, em partida válida pela 19ª rodada do Brasileirão. Com o resultado de 3 a 2, o Galo termina o turno na zona de rebaixamento, em 17º com exatos 17 pontos. O São Paulo decola na tabela e é décimo, com 25 pontos.

Obina marcou os dois gols do Atlético de pênalti. Casemiro, Marcelinho e Fernandão fizeram os gols do São Paulo. Na próxima rodada, o tricolor tem compromisso com Flamengo, no Morumbi, às 22h de quarta-feira. O Galo jogará com o Vasco em São Januário, na quinta-feira, às 21h.

Virada no primeiro tempo

No primeiro tempo, o Galo tomou a postura ofensiva e partiu para cima, enquanto o São Paulo foi mais conservador e jogou defensivamente, tentando bloquear os avanços do Atlético logo na armação de jogadas. A estratégia funcionou bem e, mesmo com muitas tentativas, o Galo não conseguia ameaçar com perigo, enquanto o São Paulo, com um número menor de chances, assustou bem mais.

O susto virou um gol aos 10 min do 1ºT, com Casemiro, que recebeu um belo cruzamento de Richarlyson e mandou para as redes. Com o gol, o Atlético partiu para a ofensiva com ainda mais intensidade, o que forçou o time paulista a defender com mais firmeza – e faltas.

Com isso, o Galo, que não conseguia chances claras com a bola rolando, conquistou a virada no primeiro tempo com dois gols de pênalti: o primeiro saiu aos 17 min do 1ºT, com Obina, que sofreu o pênalti e converteu logo em seguida. O segundo foi aos 38 min do 1ºT – Obina marcou mais uma vez, mas dessa vez Serginho que sofreu o pênalti.

Virada no segundo tempo

O São Paulo voltou dos vestiários com uma outra postura. Enquanto no primeiro tempo o time foi conservador, com a virada, ficou perdido no final da etapa inicial e quase tomou o terceiro. Mas no segundo tempo, o time entrou bem mais agressivo, determinado para virar. Já nos primeiros minutos, ataques fulminantes deram trabalho para a defesa alvinegra.

Os gols não tardaram chegar: aos 10 min do 2ºT, Marcelinho recebeu um cruzamento rasteiro de Richarlyson e chutou bem para marcar o gol de empate do tricolor. A virada foi aos 15 min do 2ºT, dessa vez com cruzamento de Marcelinho, que passou por uma atrapalhada defesa do Atlético e encontrou os pés de Fernandão, que, a queima-roupa, chutou para as redes.

No restante do segundo tempo, o Galo partiu para o ataque, mas foi completamente dominado por um sistema defensivo bem superior. O São Paulo se fechou completamente e, apesar de algumas chances perigosas do Atlético, o tricolor dominou taticamente a partida e conseguiu segurar o placar até o final da etapa.