São feitas as reconstruções de pontes e acessos.
O Departamento de Estradas de Rodagem de Alagoas (DER/AL) intensifica os trabalhos de reconstrução do acesso aos povoados que ficaram isolados após as enchentes de junho. A partir desta sexta-feira (10), moradores do povoado Munguba, pertencente à cidade de Santana do Mundaú, que antes utilizavam a Ponte Nova – destruída pelas chuvas – poderão trafegar e escoar sua produção por um acesso alternativo reconstruído pelo DER.
O engenheiro Newton Alcântara explica que funcionários trabalham com 11 equipamentos para garantir a construção do acesso de 5km que permitirá que mais de cinco mil pessoas de povoados e assentamentos da região tenham o caminho livre até as cidades de Santana do Mundaú e União dos Palmares. “O DER trabalha na região desde que aconteceu a tragédia das cheias de junho. Já tínhamos recuperado o acesso, liberando a passagem, mas ele foi novamente destruído quando voltou a chover nestes últimos dias nas cidades”, afirma.
Com o novo acesso, a passagem será retomada para pedestres, veículos leves (bicicletas e motos) e veículos pesados (caminhonetes e caminhões), ou seja, os moradores poderão retomar o escoamento da produção de frutas e verduras, prejudicada com a cheia do Rio Mundaú. Ainda segundo Newton, haverá a construção de uma passarela de madeira de 40 metros na própria Ponte Nova para a passagem de pedestres e veículos leves.
O prefeito de Santana do Mundaú, Elói da Silva, acompanha de perto as obras realizadas pelo DER. Para ele, a construção de um acesso alternativo é a melhor solução para tirar do isolamento as cidades atingidas pelas chuvas. “É a única solução e não tem outra. Acompanho os trabalhos bem de perto pela manhã, à tarde e à noite. A nova estrada não só beneficiará todos de Santana do Mundaú, como também os moradores de União dos Palmares”, diz o prefeito.
Pontes e acessos
Conforme o diretor-presidente do DER, Marcos Vital, o órgão trabalhou na recuperação das cabeceiras de ponte e dos acessos e vicinais, além da limpeza e desobstrução das vias urbanas nos 19 municípios afetados pela enxurrada. Paralelamente, o DER criou o Programa de Reconstrução da Infraestrutura Viária e Manutenção de Tráfico e Transporte, com a contratação das empresas para restabelecer as condições de normalidade nas cidades.
Dando sequência ao trabalho de reconstrução o governador José Wanderley assinou nesta quinta-feira (9) a ordem de serviço para a execução das obras de pontes e estradas que serão recuperadas com recursos do governo federal, da ordem de R$ 87,7 milhões. Serão construídos e recuperados 64km de estradas estaduais, 345km de estradas vicinais, 135 mil m² de vias urbanas, além da construção de 54 pontes e a restauração de mais 11 pontes nas cidades de São José da Laje, Santana do Mundaú, Rio Largo, Murici, União dos Palmares, Quebrangulo, Viçosa, Cajueiro, Paulo Jacinto, Branquinha, Satuba, Jacuípe, Capela, Matriz do Camaragibe, Joaquim Gomes e Jundiá.