Planseq emergencial será apresentado na sexta-feira
A fim de cumprir com a exigência do governo de Alagoas em reconstruir os 19 municípios alagoanos com a mão de obra local, a Secretaria de Estado do Trabalho vai entregar à coordenação do Programa da Reconstrução o Plano de Qualificação (Planseq) da Construção Civil. O documento será elaborado em caráter emergencial e vai apresentar a necessidade de capacitar 10 mil trabalhadores para inseri-los na construção de unidades residenciais.
O novo Planseq será entregue na próxima sexta-feira (17) pela secretária de Estado do Trabalho, Nadja Baía, ao coordenador do Programa da Reconstrução, Luiz Otavio Gomes. De acordo com a secretária, esse quantitativo de pessoas qualificadas no setor da construção foi revelado pelo Sindicato da Indústria da Construção de Alagoas (Sinduscon).
“Entre 30 a 90 dias é possível capacitar homens para as funções de pedreiro, servente, armador, mestre de obras e supervisor”, destacou Nadja Baía.
Após a apreciação da coordenação do Programa da Reconstrução, o Planseq da Construção Civil seguirá para o Gabinete de Crise do governo federal. A expectativa da secretária Nadja Baía é que em menos de 10 dias, o general Jorge Armando Félix possa dar um retorno positivo quanto à execução do projeto.
Inserção – Cada construtora contratada será convidada a participar de uma reunião com o coordenador Luiz Otavio Gomes e a secretária Nadja Baía para definirem quantos homens serão necessários para a reconstrução das casas nos municípios. Juntos, eles vão levantar dados que servirão como base na inserção de muitos alagoanos no mercado de trabalho. “Nas reuniões com as empresas, vamos decidir o quantitativo necessário em cada cidade para, após a qualificação, ser mais simples o destino de cada um deles”, disse Nadja.
De acordo com ela, o intermediador na triagem dos homens a ser capacitados pelo governo do Estado será de responsabilidade do Sistema Nacional do Emprego, o Sine. “Além de reconstruir as cidades, o Estado está garantindo a empregabilidade. Desse modo, ele será o facilitador do empregador e do trabalhador”, frisou a secretária, acrescentando que todos os selecionados terão a carteira de trabalho assinada.