Programa de monitoramento ambiental será implantado
A erosão costeira e as possíveis ações para estacionar o processo de desaparecimento da faixa de praia do litoral alagoano. Foi esse o tema que motivou o encontro entre o Instituto do Meio Ambiente (IMA) e técnicos da Prefeitura Municipal de Maceió, durante esta semana. A ideia é, a partir de ações conjuntas, realizar estudos sobre a hidrodinâmica costeira para contenção do processo erosivo e a recuperação da praia.
Para estacionar o avanço do mar na faixa de areia, situação já verificada em grande parte do litoral alagoano, alguns estudos já elaborados pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) serão analisados levando em consideração a realidade alagoana. “Na verdade, queremos solicitar alguns estudos específicos para a nossa orla. Por isso, pensamos em pegar a experiência da UFPE, que já desenvolveu estudos semelhantes na orla metropolitana de Recife”, explicou o coordenador do Gerenciamento Costeiro do Estado, Ricardo César de Oliveira.
Segundo ele, a ideia é aplicar em Alagoas o Monitoramento Ambiental Integrado, já em operação na orla da capital pernambucana e que tem a meta de identificar os fenômenos incidentes sobre a costa. “A partir do conhecimentos destas forças naturais, pode-se buscar alternativas tecnológicas para impedir o processo erosivo”, afirmou.