Defesa Social apresentou plano de segurança.
Quase 9 mil policiais militares e civis atuarão nos 102 municípios alagoanos.
A cúpula da Segurança Pública de Alagoas apresentou nesta segunda-feira (20), o plano operacional de segurança para as eleições 2010 ao presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL), desembargador Estácio Gama.
Durante a reunião, que ocorreu na sede do TRE/AL, o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Dário César e o delegado-geral da Polícia Civil, Marcílio Barenco apresentaram o quantitativo do efetivo que será empregado durante o pleito eleitoral.
De acordo com o comandante da PM, um efetivo de 7.479 policiais militares atuará no período eleitoral, sendo 4.075 na região metropolitana e 3.404 no interior de Alagoas, também irão trabalhar na eleição os recrutas acompanhados por policiais experientes, executando um trabalho de guarda das urnas do dia anterior até a hora da votação na região metropolitana da capital e em Arapiraca.
Ainda de acordo com o comandante, a tropa embarca a partir das 7 horas da manhã do dia 1º de outubro, onde serão empregados pelo menos quatro PM’s por local de votação para garantir que os eleitores votem com tranquilidade. A PM atuará com quatro modalidades de policiamento: a pé, motorizado, montado e aéreo, sendo esse último sendo executado pelo Bope.
“Iremos dedicar um efetivo maior para as cidades mais críticas e haverá reforço no policiamento nos municípios afetados pelas enchentes, inclusive com o apoio da Força Nacional”, ressaltou.
O delegado-geral da Polícia Civil, Marcílio Barenco, dividiu o estado em 13 regiões para o emprego de 1.310 servidores, incluindo delegados, chefes de operações, chefes de cartório e agentes de Polícia. Barenco explicou que a Polícia Civil dará o apoio institucional e logístico em todos os municípios alagoanos, atuando de forma integrada com a Polícia Federal, preventiva e repressivamente onde a PF não estiver.
O secretário da Defesa Social, Paulo Rubim, disse que uma equipe da Polícia Militar e Civil já está trabalhando em parceria com a Polícia Federal realizando operações que estão trazendo bons resultados. “Estamos temos um cuidado especial com os currais eleitorais”, declarou.
O presidente do TRE/AL, desembargador Estácio Gama, afirmou que hoje foi mais uma reunião de muitas que já aconteceram e considerou o período eleitoral tranquilo, relembrando que crises maiores existiram em eleições passadas. O desembargador também avaliou como naturais os pedidos de tropas federais para a eleição. “Foram onze pedidos, destes três foram indeferidos por julgarmos que não haveria necessidade: Barra de Santo Antônio, Paripueira e Jequiá da Praia. Oito foram deferidos pelo TRE/AL e apenas dois pelo TSE: Minador do Negrão e Dois Riachos.
Participaram ainda da apresentação do plano operacional representantes da Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Exército, Procuradoria-Geral Eleitoral e comandantes dos batalhões da PM da capital e do interior do estado.