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Duplicação da AL-101 Sul: desenvolvimento para Alagoas

Até o final do ano, um novo trecho será entregue à população

Ailton Cruz/Agência Alagoas/Arquivo

Trecho que compreende da praia do Francês até a Barra de São Miguel deverá ser liberado até o carnaval

Fortalecer o turismo, proporcionar mudanças significativas no trânsito e, principalmente, garantir desenvolvimento para Alagoas, são objetivos da obra de duplicação da rodovia AL-101 Sul, mais uma ação de infraestrutura realizada pelo governo do Estado.

As obras não param. Iniciada em 2008, elas vêm sendo realizadas por funcionários a serviço do Departamento de Estradas de Rodagem de Alagoas (DER/AL), que trabalham na criação de três novos viadutos, duplicação de 25,8 quilômetros (Km) de estrada e de três pontes. Até o final do ano, será entregue à população, a pista nova do trecho que compreende o Francês em direção a Barra de São Miguel.

Conforme o diretor de Planejamento do DER, Sebastião Mota, a pista nova está praticamente concluída. Do total de 9 Km de extensão da pista, falta apenas a finalização do revestimento em torno de 2 km. “A previsão é de que, até o final do ano, o DER entregue este trecho. Com a pista nova, iniciaremos o trabalho para restaurar a pista existente”, afirma o diretor.

A duplicação da rodovia AL-101 Sul vem para atender uma demanda significativa de um segmento rodoviário que possui tráfego intenso. São em torno de 14 mil veículos ao dia na região que resultam em dificuldades de ultrapassagem e engarrafamentos nos horários de pico e finais de semana prorrogados.

Para se deslocar de Maceió ao Francês, por exemplo, o condutor leva em torno de uma hora ou mais. Antecedendo o projeto da duplicação, o DER, por meio de pesquisas, constatou que o nível de serviço da rodovia estava bastante prejudicado. “No estágio D e E, onde o nível de operação da via já está bastante ruim”, explica Sebastião Mota.

Mas o que consiste a obra da duplicação? Na prática, explica o diretor de planejamento do DER, é a duplicação de toda a rodovia da AL-101 Sul e a restauração da pista que já está lá.

Sobre a construção de uma nova ponte paralela à Ponte Divaldo Suruagy, Mota diz que a ponte será maior que a existente, sem o aterro das cabeceiras na ilha Santa Rita, respeitando o meio ambiente. Haverá também a duplicação da Ponte da Massagueira, um novo viaduto na entrada do Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran/AL), que servirá tanto para facilitar o acesso ao órgão como também para o retorno de quem vem da laguna e de todo o trecho do trevo do polo.

“No francês, nós teremos um viaduto (no trevo do Francês) para que o tráfego de longa distância não sofra interferência para aqueles que se dirigem à cidade de Marechal Deodoro e a Praia do Francês”, complementa Mota.
Ailton Cruz

Obras das pontes começam a mudar paisagem
Já na Barra de São Miguel, será construída a primeira ponte sobre o riacho Maceiózinho, que também será duplicada. Mas a frente, a Ponte do Niquim também será duplicada. Um novo viaduto na entrada da Barra de São Miguel também está no projeto da duplicação. Ele permitirá o acesso direto aos moradores e visitantes em uma região fortemente turística de Alagoas.

“A obra se encerra lá no trevo com a intercessão da AL-220 (Trevo do Gunga). Outros elementos vão ser agregados a esse projeto como: o trecho Maceió ao Francês, que tem sete metros de pista de rolamento cada lado, mais dois metros de acostamento”, diz.

Em que pé está a obra
Quem tem a oportunidade de percorrer a rodovia AL-101 Sul, observa uma grande movimentação do canteiro de obras que lá se estabeleceu. A Ponte do Maceiózinho já está com sua infraestrutura (alicerce) concluída. A Ponte do Niquim está no mesmo padrão.

As fundações da Ponte Divaldo Suruagy estão no estado bastante avançado, assim como as fundações do novo viaduto do Francês. Funcionários trabalham no viaduto da Barra de São Miguel, que já tem suas estacas travadas. Outros serviços como o de terraplenagem estão quase concluídos, já foram executados 70% da obra que parte da Ponte Divaldo Suruagy até o trevo do polo. Neste trecho, o total de 3,5 km de rodovia foi restaurado.

Próxima etapa
Segundo o diretor de Planejamento do DER, Sebastião Mota, o projeto da duplicação prevê para a próxima etapa, a duplicação da Ponte Divaldo Suruagy até a Ponte da Massagueira, que daria em torno de 7,2 quilômetros (km). Haverá também a restauração da pista no trecho do Francês até a Barra de São Miguel.