Maria Quitéria estava com 1kg de maconha prensada e 300 gramas de crack
O delegado regional de Santana do Ipanema, Rodrigo Cavalcante, informou na tarde desta quinta-feira (23) que prendeu Maria Quitéria Alves Torres (29), Fernando Vieira Costa (32) e o menor de 17 anos, E.F.S., quando cumpria o mandado de busca e apreensão contra dois suspeitos em crime de homicídios conhecidos como “Demizinho” e Tadeu, no Sítio Pau Ferro, no município de Dois Riachos.
De acordo com as investigações da Polícia Civil, Maria Quitéria é companheira do traficante de drogas, Joel Avelino dos Santos, líder de uma facção de tráfico no Sertão alagoano. No momento da prisão, ela estava no interior de um mercadinho, situado no bairro de São Pedro, com 1kg de maconha prensada e 300 gramas de crack. O menor foi apreendido dento de um matagal, tentando fugir da ação dos policiais. Com ele, a Polícia apreendeu 54 bombinhas de maconha, 75 papelotes de crack e um revolver calibre 38 com seis munições intactas.
E.F.S. disse ao delegado que a sua ação delituosa tem a proteção do sargento Juarez Mário dos Santos, lotado no 7º Batalhão da Polícia Militar, sediado em Santana, que está preso acusado de associação com o tráfico e adulteração de veículo automotor.
Fernando Vieira foi preso quando a Polícia cumpria o mandato e fazia investigação em lugares onde “Demizinho” e “Tadeu” costumam frequentar. Com ele, os agentes encontram um revólver 38 com cinco munições intactas, uma moto Titan, de cor vermelha, placa NMG-4475, que teria sido roubada no dia 16 de setembro do ano passado, no bairro Santa Lúcia, em Maceió.
O delegado também disse que os procurados “Demizinho” e “Tadeu” – que não se encontravam nos locais investigados – são suspeitos em participação de três homicídios, ocorridos no município de Santana do Ipanema, e podem responder por outros crimes como formação de quadrilha, receptação e tráfico de droga. Rodrigo Cavalcante autuou em flagrante Maria Quitéria por tráfico de droga,
Fernando Vieira em flagrante por porte ilegal de arma de fogo e receptação dolosa porque estava de posse de uma moto roubada. Os presos foram encaminhados à Delegacia de Dois Riachos, onde podem prestar depoimento ao delegado Edvaldo Alves de Meneses e devem ser enquadrados nas penalidades previstas na lei.
Está ação da Polícia Civil é mais um resultado da Operação Impacto que visa combater o tráfico de drogas e o roubo de veículos na região do Sertão de Alagoas. Os trabalhos são comandados pela Regional de Santana, onde 18 pessoas já foram detidas. Entre os presos está um dos líderes dos traficantes no município, Paulo Ricardo dos Santos, conhecido como “Nego Cão”.
O traficante Joel Avelino é foragido da Justiça. No começo das investigações da operação, no dia 10 deste mês, ele conseguiu escapar do cerco dos policiais, devido ao vazamento de informação feito pelo sargento Juarez Mário. Já o menor foi apreendido pela segunda vez. O fato chama a atenção da autoridade policial, ele tinha sido capturado pela Polícia Civil por cometer as mesmas infrações, no começo do mês de setembro quando foi divulgado o primeiro balanço desta operação.