Do total de 10.430 unidades habitacionais para os 19 municípios atingidos pelas enchentes, 3.449 já estão com contratos assinados e suas construções já foram iniciadas, a exemplo de Quebrangulo, Rio Largo e Cajueiro.
Em menos de quatro meses após as enchentes, que atingiram 19 cidades no interior do estado, o governo de Alagoas em parceria com a Caixa Econômica Federal já finalizaram o processo de contratação e execução de 3.449 unidades habitacionais e a aprovação pelo comitê gestor de mais 4.409 casas.
O balanço foi feito na tarde desta quinta, 23, entre o coordenador do Programa da Reconstrução Luiz Otávio Gomes e o superintendente da Caixa, Gilberto Occhi.
O encontro reuniu, ainda, técnicos da Secretaria de Infraestrutura de Alagoas e da gerência de desenvolvimento urbano, da construção civil e gerência nacional de assistência técnica da Caixa Econômica Federal. A reunião teve como finalidade definir datas e verificar as pendências de documentação jurídica das empresas contratadas junto à Caixa, instituição financiadora das construções das novas unidades habitacionais.
Do total de 10.430 unidades habitacionais para os 19 municípios atingidos pelas enchentes, 3.449 já estão com contratos assinados e suas construções já foram iniciadas, a exemplo de Quebrangulo, Rio Largo e Cajueiro.
Como explica o coordenador do Programa da Reconstrução Luiz Otávio, 4.409 unidades habitacionais já estão aprovadas pelo comitê gestor e serão contratadas junto à Caixa Econômica até a próxima terça, dia 28 de setembro. “Isso significa que em menos de quatro meses após a tragédia, o governo de Alagoas e a Caixa já contrataram 70% do total das 17.800 casas que serão entregues às famílias desabrigadas”, comemorou Luiz Otávio.
“Graças o empenho dos técnicos do Programa da Reconstrução, o estado de Alagoas conseguiu vencer todas as etapas e prazo de contratação para a construção das unidades habitacionais”, reconheceu o superintendente da Caixa, Gilberto Occhi. Segundo ele, os recursos para a construção das casas em Alagoas já estão assegurados.
Pelo cronograma do comitê gestor do Programa da Reconstrução, mais 2.578 casas serão aprovadas até o dia 30 de setembro.