Categorias: Artigos

O valor do voto

Voce, eleitor, é quem vai decidir, é quem vai eleger.

Eleitores, as eleições se aproximam. E com elas cada um de nós tem a obrigação cívica do exercício da cidadania. É chegado o momento de reflexão já que temos uma rica oportunidade de reconstruirmos as Assembléias Legislativas, o Congresso Nacional, a Presidência da República e os governos estaduais. É o grande momento da democracia, onde cada um de nós pode fazer a diferença e utilizar o voto de maneira soberana, independente, corajosa e, sobretudo, dignamente.

Voce, eleitor, é quem vai decidir, é quem vai eleger. O seu título de eleitor é uma ferramenta importante para escolher seus representantes sem a interferência de quem quer que seja. Somente você, eleitor, tem a responsabilidade cívica e autonomia para eleger o seu presidente, os senadores, o governador, além dos deputados da sua vontade e confiança.

Não desvalorize a sua capacidade de escolha num momento tão fundamental para a história política do país e do seu estado. O voto é uma decisão tão importante quanto a escolha de uma profissão, de uma escola para seu filho, da compra de uma casa, automóvel… Enfim, mantenha-se mobilizado, pesquise o passado e o presente de cada candidato, avalie, questione.

Em sua sã sabedoria, não se deixe levar por discursos utópicos, por balelas, muito menos por palavras jogadas ao vento. Faça uma profunda avaliação das propostas – se é possível – de cada postulante aos cargos e das coligações que ora estão postas nesta campanha eleitoral. Não desperdice seu voto no dia 3 de outubro. Afinal, é uma oportunidade única para fazer valer sua vontade, sua decisão e promover o fortalecimento da democracia brasileira.

Por mais extravagante e desagradável que pareçam as propostas e idéias dos candidatos no horário obrigatório eleitoral, haverá sempre uma opção de escolha para depositar o seu voto. Vamos dar um basta nesse conceito de que “rouba mas faz”, “é bonitinho com olhos claros”, “simpático e elegante”. Dê sua resposta ao país escolhendo candidatos sérios, comprometidos, éticos, competentes e, sobretudo, ficha limpa.

Não venda seu voto, muito menos, sua consciência. Para honrar seu voto, sua cidadania, consiga enxergar o candidato que mais traduz seriedade e transforme-o no seu e no nosso legítimo representante nas decisões políticas desse país chamado República Federativa do Brasil.

Somente você, eleitor, é capaz de transformar o seu país e o seu estado. Vamos promover uma verdadeira transformação nessa nação, do ponto de vista cultural, da educação, da saúde, da segurança pública, dos direitos sociais, da economia… O momento está chegando, seja você também um agente transformador dos ideais que tanto a população brasileira almeja.

Fiquemos atentos para os candidatos espertinhos que sempre – em todas as eleições – querem conquistar mandatos de forma escusa e inescrupulosa, utilizando métodos escancarados de compra de votos e de até intimidação de eleitores incautos. Se gasta muito dinheiro na tentativa de conquistar votos. Nesta eleição, cada um de nós tem um papel fiscalizador e podemos ajudar as instituições como a Polícia Federal, Ministério Público Federal, Polícia Militar, Ministério Público Estadual, Polícia Civil e Polícia Rodoviária Federal no combate a essa prática recorrente e maléfica para todos nós.

Antes de anular seu voto, faça uma reflexão sobre a importância dele para o fortalecimento das instituições públicas e para moralizar a democracia. Somente fazendo uma boa escolha nestas eleições é possível evitar os sucessivos escândalos nas entranhas do serviço público: “Anões do orçamento”, “sanguessugas”, “mensalão”, “gabiru”, “taturanas”, para ficar em alguns exemplos.

Isso sem contar os escândalos de políticos dissimulados flagrados com dinheiro (de todos nós) nas meias, cuecas, bolsas, sacolas, quartos, salas e cozinhas… Como se vê, somente o voto consciente, bem escolhido, pode estabelecer limites ao cinismo espraiado pelo país afora.

Nestas eleições, com o voto certo e soberano, o eleitor pode definir obras públicas de qualidade no país, no seu estado e nos municípios, bem como, escolas eficientes, hospitais de excelência e polícias bem mais equipadas e capacitadas. Por isso, pense bem na hora de depositar o seu voto no dia 3 de outubro.

Recentes