Categorias: Interior

Municípios atingidos terão novas bibliotecas

Ação faz parte do projeto ‘Bibliotecas Mais Cultura’.

Dos dezenove municípios atingidos pelas enchentes, oito serão contemplados com a construção de um prédio novo para a instalação de bibliotecas e os outros 11 vão receber recursos para possíveis reformas de suas bibliotecas e terão ainda um kit modernização. A informação foi dada ao coordenador do Programa da Reconstrução Luiz Otávio Gomes pelo secretário da Cultural, Oswaldo Viegas.

No encontro realizado nesta sexta (24), no Palácio do Governo, com a consultora do Ministério da Cultura Inês Amorim, foi discutido o prazo para o início das construções e ainda as pendências com relação aos terrenos e suas documentações jurídicas das áreas apresentadas pelas prefeituras. “A reunião serviu para definir alguns pontos, ajustes na documentação e a definição de datas”, resumiu o secretário Luiz Otávio.

Os municípios de Branquinha, Santana do Mundaú, Capela, Murici, Quebrangulo, Rio Largo, Paulo Jacinto e Viçosa serão os contemplados com novos prédios dentro do projeto ‘Bibliotecas Mais Cultura’, enquanto que o restante vai receber recursos para melhorias físicas, além de aquisição de equipamentos e acervos.

Para o secretário de Cultura Oswaldo Viegas, essa conquista é fruto do esforço do governo de Alagoas em incluir a pauta da cultura no processo da reconstrução das cidades atingidas pelas enchentes no interior do estado. “Após um minucioso diagnóstico feito pela nossa equipe, apresentamos uma demanda ao ministério da Cultura solicitando apoio financeiro para bibliotecas e museus e formos contemplados com recursos pelo governo federal”.

Oswaldo Viegas informou ainda que o governo de Alagoas também será contemplado com recursos para a realização da Caravana Cultural nos acampamentos provisórios das 19 cidades atingidas pelas enchentes. “Vamos levar alento, alegria e mensagens de autoestima para as famílias desabrigadas”.

A proposta do projeto ‘Bibliotecas Mais Cultura’, onde Alagoas foi contemplada, é transformar os equipamentos em centros culturais dinâmicos e interativos. O objetivo é a construção, recuperação e ampliação de espaços já existentes para a prática de atividades culturais, de criação, de lazer ou de simples convívio social.