Categorias: Cultura

Maceió Jazz Festival será em novembro

Após 11 anos, o festival ganha novo formato.

O Maceió Jazz Festival está de volta ao calendário alagoano de eventos. Após 11 anos, o festival ganha novo formato e recoloca a cidade no roteiro brasileiro de música instrumental. O produtor e idealizador do projeto, Rogério Carnasciali apresentou mais detalhes do evento para convidados, na última sexta (24), no Hotel Ritz Lagoas da Anta, com o apoio do Maceió Convention & Visitors Bureau.

Com patrocínio da AMBEV e CHESF, o 6º Maceió Jazz acontecerá de 25 a 28 de novembro deste ano. De acordo com Rogério, a volta do festival atende aos inúmeros pedidos recebidos durante todos esses anos em que a cidade ficou fora do circuito de eventos do gênero.

De acordo com a superintendente do Maceió Convention (MCVB), Carla Procópio Torres, o turismo só tem a ganhar com o evento, que tem todo o apoio da entidade. “Estamos trabalhando para que o Maceió Jazz Festival esteja presente no calendário anual da cidade. Iremos trazer jornalistas de todo o Brasil para conhecer o evento e o destino Alagoas, para poderem divulgar o que temos de melhor”, destaca.

PROGRAMAÇÃO – O palco principal será montado na Praça Multieventos – praia da Pajuçara. Mas hotéis, bares e restaurantes da cidade também farão parte do roteiro de apresentações. Além de shows de artistas nacionais e locais, o festival oferecerá oficinas de música em local a ser definido. O Maceió Convention Bureau, Abrasel e a Prefeitura Municipal de Maceió são instituições parceiras.

Para a versão 2010 do Maceió Jazz já estão garantidas as presenças do saxofonista Leo Gandelman, do duo formado pelo pianista, compositor, arranjador e maestro Gilson Peranzzetta e pelo saxofonista Mauro Senise, e do baixista Arthur Maia. Além de se apresentarem no palco principal, Peranzzetta, Senise e Maia vão dar oficinas dirigidas aos músicos locais.
Entre os nomes de artistas locais com participação confirmada no evento estão o saxofonista Everaldo Borges, o maestro Almir Medeiros e o Mestre Chau do Pife.

Rápido histórico – O Maceió Jazz nasceu no ao de 1995 e foi palco de apresentações inesquecíveis de artistas nacionais e internacionais. A primeira edição teve como cenário um grande circo armado na praia da Pajuçara. Os artistas brasileiros Flora Purim, Airto Moreira, Cama de Gato, Egberto Gismonti, Márvio Ciribeli, Toninho Horta foram as grandes atrações, ao lado dos internacionais Serge Zaugg Jazz, Kilimanjaro, Joe Lovano, Joe Taino, Arturo Sandoval e a Big Band da Flórida.

PROJETO INCENTIVADO – Renovado e com todo o gás, o festival desta vez terá uma programação focada exclusivamente na música instrumental, descentralizada e aberta ao público. “O Maceió Jazz possui a aprovação no Ministério da Cultura – PRONAC 0711397. Recebe os benefícios da Lei 8.813 (Rouanet) no seu artigo 18, que favorece a musica instrumental”, comenta Rogério Carnasciali.

Recentes