De acordo com a Capitania dos Portos em Alagoas, já foram localizadas seis minas flutuantes enterradas na região urbana da cidade.
Uma equipe de 23 oficiais da Marinha do Brasil, especializados em explosivos, virão do Rio de Janeiro para coordenar a operação de remoção e detonação das minas encontradas na zona urbana de Maragogi, cidade a 131 quilômetros da capital alagoana, no Litoral Norte do Estado.
De acordo com a Capitania dos Portos em Alagoas, já foram localizadas seis minas flutuantes enterradas na região urbana da cidade. Uma reunião envolvendo a população, prefeitura, Marinha, Ministério Público e Polícia Militar foi realizada no município para apresentar o plano à comunidade local.
Durante a remoção de cada mina, os moradores serão obrigados a evacuar a região pelo período de três horas, para evitar acidentes durante uma possível detonação acidental. As minas serão levadas para uma área específica em caçambas.
As seis minas localizadas até o momento estão enterradas em pontos distintos a cidade e podem ter sido levadas ao local pela maré. Em maio desse ano, durante a realização de obras de saneamento na cidade, operários se depararam com uma mina flutuante durante as escavações. O artefato, segundo a Marinha, teria sido utilizado durante a II Guerra Mundial.
A partir desta descoberta, um levantamento foi realizado na área e mais seis artefatos foram localizados. A operação de remoção, que se inicia na sexta-feira, 6 de outubro, deve ser encerrada no dia 24, com a detonação das minas em uma área de 2,5 quilômetros. As minas serão enterradas para minimizar a capacidade destrutiva. Segundo a Marinha, a área será interditada em um perímetro de 150 metros do local de detonação, para evitar acidentes.