Caderneta reúne informações sobre pessoa idosa.
Durante a programação comemorativa à Semana do Idoso, a Secretaria Municipal de Saúde está sensibilizando profissionais sobre a importância e a necessidade de se fazer o acompanhamento do idoso, por meio da Caderneta de Saúde da Pessoa Idosa.
Criada em 2007 pelo Governo Federal, a Caderneta de Saúde da Pessoa Idosa reúne todas as informações importantes sobre a saúde do paciente, tais como controle de peso, glicemia e medicação utilizada, servindo como um instrumento de identificação de riscos potenciais para o idoso, que possibilita aos profissionais planejar e organizar tratamentos e ações mais adequados ao bem-estar desse paciente.
“Segundo a Organização Mundial de Saúde estaremos vivendo, até 2025, a Era do Envelhecimento, o que tornará o Brasil a sexta maior população de idosos do mundo, com mais de 32 milhões de pessoas com 60 anos ou mais. Por isso, buscamos sensibilizar os profissionais das unidades de saúde para manter esse monitoramento em dia, atuando como principais agentes da melhoria da qualidade de vida do idoso em Maceió”.
A afirmação é de Denise Maia, responsável, na SMS, pelas ações relacionadas ao idoso, como a capacitação de profissionais, a implantação e monitoramento da Caderneta do Idoso e o atendimento domiciliar a pacientes da terceira idade acamados, em áreas sem cobertura do Programa de saúde da Família (PSF).