Categorias: Justiça

TJ aprecia recursos em sessão itinerante

Desembargadores participaram de evento em faculdade.

TJ/AL

Sessão itinerante na Facima

O Projeto Interagindo com a Comunidade Acadêmica, desenvolvido pela Primeira Câmara Cível do Tribunal de Justiça (TJ/AL), realizou, na manhã desta quarta-feira (29), sessão itinerante voltada aos acadêmicos do curso de Direito da Faculdade da Cidade de Maceió (Facima), situada no bairro do Tabuleiro.

“O deslocamento dos desembargadores às faculdades permite aos estudantes acompanhamento de como se aplica a lei no dia a dia”, comentou o desembargador James Magalhães de Medeiros, idealizador do referido projeto e presidente da Câmara Cível, composta ainda pelos desembargadores Washington Luiz e Tutmés Airan.

Coube à desembargadora Nelma Padilha representar o colega Washington Luiz [em pleno gozo de suas férias] na reunião desta manhã, quando os acadêmicos da Facima também tiveram acesso à palestra da secretária da Câmara Cível, Margarida Melo, sobre o regimento interno do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL)

“Habeas corpus que eram julgados na sessão do pleno agora são apreciados na Câmara Cível. Isso se deu em virtude de mudança no regimento”, exemplificou a secretária, que também confirmou aos alunos a possibilidade de acompanhamento das decisões do TJ/AL através do Diário da Justiça Eletrônico. “Atualmente, o TJ não mais publica decisões no Diário de papel, mas sim no eletrônico, acessível a todos vocês”, completou.

Para a diretora da instituição, professora Ana Paula Nunes, a iniciativa do desembargador James Magalhães contribui para o acesso dos alunos à prática processual. “É muito útil a todos nós”, afirmou, momentos antes do início da sessão cuja pauta prevê a apreciação e julgamento de 22 recursos, um dos quais requereu defesa do advogado Fernando Maciel, que também ratificou a importância dos deslocamentos das sessões da 1ª Câmara Cível.