São seis nomes na disputa pelo governo do Estado. 10 para o Senado Federal.
Chegou o esperado dia D. Neste domingo, dia 3, em Alagoas, mais de 2 milhões de eleitores vão às urnas para definir o destino do Estado de Alagoas. Nestas Eleições Gerais 2010 serão escolhidos deputados estaduais, deputados federais, senadores, governador e presidente.
Na disputa pelo Palácio República dos Palmares, seis nomes estão em jogo: Teotonio Vilela Filho (PSDB), Fernando Collor de Mello (PTB), Ronaldo Lessa (PDT), Mário Agra (PSOL), Tony Cloves (PCB) e Jefferson Piones (PRTB).
Pelas pesquisas, a tendência é que em Alagoas se tenha segundo turno entre os três primeiros nomes citados. O resultado – segundo o Tribunal Regional Eleitoral – deve ser divulgado ainda na noite deste domingo.
Para escolher seus representantes, os eleitores devem se dirigir aos locais de votação com um documento com foto. O ideal é que as pessoas façam uso da “cola” para lembrar o nome de seus candidatos escolhidos.
Se há disputa para o governo do Estado, é acirrada também a briga pelo Senado Federal. São 10 nomes: Renan Calheiros (PMDB), Heloísa Helena (PSOL), Benedito de Lira (PP), José Costa (PPS), Eduardo Bonfim (PCB), Afonso Lacerda (PRTB), Paulo Nunes (PRTB), Álvaro Machado (PTB), Flávio Emílio (PTB) e Diógenes Paes (PCB).
Os mais cotados – conforme pesquisas – são Renan Calheiros, Heloísa Helena e Benedito de Lira. Quanto à Câmara Federal, 65 postulantes buscam uma cadeira em Brasília. Para a Casa de Tavares Bastos são mais de 270 concorrentes para as 27 vagas.
Na urna, a ordem de votação é seguinte: deputado estadual (cinco dígitos), deputado federal (quatro dígitos), senador (três dígitos), senador (três dígitos), governador (dois dígitos) e presidente (dois dígitos).