7.479 policiais militares foram distribuídos nos locais de votação em todo o Estado.
O comandante-geral da PM, coronel Dário César, esteve na manhã deste domingo (3) em Arapiraca acompanhando a atuação da Polícia Militar no município. Na sede do 3º BPM, ele conversou com a imprensa local e destacou a função dos 7.479 policiais militares distribuídos nos locais de votação em todo o Estado.
“A Polícia Militar, no dia de hoje, está presente em todos os municípios que possuam pelo menos um local de votação. O objetivo é garantir que o eleitor saia de casa e possa exercer sua democracia de forma tranquila e segura”, frisou o coronel Dário.
Após a visita à sede do 3º BPM, o comandante-geral visitou o Fórum da cidade. No local, ele conversou com os juízes eleitorais Gilvan Jatubá e João Silas e se colocou a disposição para o emprego da tropa da PM em situações específicas, caso seja necessário.
De acordo com o juiz Gilvan Jatubá, até agora, o pleito eleitoral está sendo considerado tranquilo na região. Ele destacou como o apoio da PM tem sido importante para garantir essa tranquilidade. “Desde a sexta-feira, contamos com o reforço policial aqui na região. Ontem, por exemplo, foram realizadas blitzes e patrulhamentos nas ruas do município de Feira Grande, o que garantiu que a cidade não registrasse nenhuma ocorrência de grande vulto”, destacou.
O coronel Dário César, acompanhado pelos juízes eleitorais, ainda visitou um dos locais de votação com maior número de eleitores, a Escola Quintela Cavalcante, localizada em Arapiraca, constatando o clima de normalidade nas seções eleitorais. Ele afirmou que a tranquilidade se deve, entre outros fatores, à instrução dada aos policiais através de uma cartilha onde consta como eles devem agir diante dos crimes eleitorais e dúvidas gerais dos eleitores.
“Todos os policiais receberam esse material que engloba todos os procedimentos a serem adotados, a depender do caso, durante o pleito. Entre as instruções, está a padronização diante de um crimes eleitorais mais comuns, a boca de urna”, acrescentou Dário César.
O comandante do 3º BPM, tenente-coronel Marcos Sampaio, informou que o planejamento realizado pela PM para o emprego dos policiais atende a todos os quinze municípios sob a responsabilidade do batalhão. “Todos os locais estão policiados. O policiamento de rotina está mantido e não foi afetado em virtude do período eleitoral, já que todos os policiais militares foram empregados”, acentuou.
Durante todo o dia, a comitiva visitará outros municípios, como Coruripe e São Miguel dos Campos. Pela tarde, o helicóptero da PM sobrevoa os locais de maior aglomeração nos bairros de Maceió, como Benedito Bentes, Farol e Vergel do Lago. O objetivo é utilizar a visão aérea para apoiar o policiamento ostensivo no combate aos crimes eleitorais de quaisquer tipos.