Mutirão irá atender animais da população carente.
O Ministério Público Estadual, Núcleo de Educação Ambiental Francisco de Assis (Neafa) e Centro de Controle de Zoonoses, com apoio do Ibama e OAB, realizarão no próximo sábado (9), um mutirão de atendimento a animais da população carente do Vale do Reginaldo. Além disso, será lançado o documentário “Silvestre não é Pet”. Esse mutirão é em comemoração a Semana Mundial dos Animais.
Durante o mutirão, o CCZ vai realizar consultas clínicas de cães e gatos. Já o Neafa vai realizar cirurgias de castração de animais, das 8h ás 11h. O lançamento da campanha “Silvestre não é Pet”, com a exibição do documentário, será exibido a partir das 10h30.
Segundo a promotora de Justiça, Dalva Tenório, toda a sociedade alagoana esta convidada a participar desse evento que esta sendo preparado com o objetivo de chamar a atenção dos parlamentares, poder público e da população em geral para os maus tratos enfrentados pelos animais e as soluções que podem ser encontradas.
De acordo com Dalva Tenório, essa campanha é muito importante para que o cidadão se conscientiza de que os animais silvestres não devem ser mantidos em cativeiros. “Animais como jacaré, cobras, tatu, capivara, dentre outros, também não devem servir de alimentação para o homem”, alertou. A promotora ainda enfatizou que essa prática é crime ambiental, passível de punição.
Segue abaixo a relação de alguns animais silvestres que ainda são utilizados como Pet: Jacaré, bicho-preguiça, papagaio, galo de campina, papa-capim, caboclinho, canário, macao, saguim, tatu, tejo, prea, capivara, porco espinho, cutia, cobra-jiboia, tucano, gavião.