Pilotos disputarão o treino classificatório do GP cinco horas antes da prova.
E não teve jeito. A forte tempestade que desaba sobre Suzuka desde a tarde de sexta-feira e deixou as condições da pista impraticáveis forçou o adiamento do treino classificatório do GP do Japão. A Federação Internacional de Automobilismo (FIA) marcou o início da luta pela pole no circuito japonês para as 22h de sábado (de Brasília), 10h de domingo no horário local.
Com a decisão de Charlie Whiting, diretor de provas da FIA, o treino classificatório será disputado apenas cinco horas antes da largada, programada para as 3h (de Brasília), 15h locais. O safety car saiu algumas vezes à pista para avaliar as condições do circuito, mas sem sucesso. O alemão Bernd Maylander, piloto do carro de segurança, sofreu para manter o Mercedes SLS AMG, preparado para andar em um ritmo próximo dos carros de Fórmula 1 na pista.
Esta é a primeira vez que um treino classificatório é adiado desde o GP do Japão de 2004, também em Suzuka. Na ocasião, a pole foi disputada no domingo por causa da passagem do tufão Ma-on. Na época, a previsão era de ventos de até 180 km/h, mas a tempestade acabou sendo mais branda. O circuito, de qualquer forma, não teve atividades de pista durante todo o sábado.
Jenson Button, atual campeão mundial, disse que não havia chances do treino classificatório ser realizado. Segundo o inglês da McLaren, as condições eram piores do que no GP do Brasil de 2009, quando a luta pela pole durou mais de quatro horas por causa da forte chuva em Interlagos.
– Estava molhado demais, mais ainda do que no Brasil no ano passado. No treino livre, tivemos de andar devagar, pois se forçássemos mais, poderíamos sofrer um acidente. Não dava para completar uma volta. As condições pioraram muito e estavam bem complicadas – diz Button, em entrevista à imprensa inglesa.
Durante a espera, de mais de uma hora, pelo cancelamento do treino classificatório, os pilotos e equipes fizeram de tudo para se divertir. Lucas di Grassi, Timo Glock e seus mecânicos optaram por jogar pôquer em uma mesa improvisada. Já a RBR, a Lotus e a Sauber fizeram barquinhos que desciam o rio formado pelo excesso de água no pit lane de Suzuka, que fica em uma descida.